Foi inaugurado na tarde desta sexta-feira, dia 21 de maio, CROAC – Centro Oficial de Recolha de Animais de Companhia, situado na Zona de Atividades Económicas de Almeirim, que contou com a presença do Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho.
Um investimento de cerca de 200 mil euros concretizado por duas fases, investimento este que teve o apoio inicial da CCDR e recebeu 50 mil euros do Orçamento de Estado. Como referiu Pedro Ribeiro no discurso de inauguração, este centro veio ” dar uma resposta a um setor desprotegido no concelho, embora haja um projeto intermunicipal que  ainda está a ser desenvolvido”. O autarca disse ainda que vai trabalhar com as associações locais da causa animal e particulares para que o objetivo primeiro seja, não a recolha dos animais e sua permanência no local, mas a sua adopção. Para esse efeito, tem destinado aos sábados para a promoção de campanhas de adoção de animais. Prevista ainda a continuação das candidaturas a campanhas de esterilização, campanhas estas que já conseguiram esterilizar centenas de animais errantes.
Jorge Botelho referiu que a parceria do Estado com os municípios é fundamental para a resolução deste problema porque “os animais são família e nós temos de dar o melhor à nossa família. Uma causa nobre mas é preciso lembrar que este equipamento é transitório para os animais e que a comunidade local tem de estar envolvida”. 
O espaço é constituído por cerca de 50 boxes que permitem albergar canídeos e felídeos e ainda uma sala de veterinária para o veterinário municipal realizar esterilizações. 

Teresa Sousa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *