Revista É Ribatejo
Notícias

D. José Ornelas Carvalho é o novo bispo de Leiria-Fátima

 

Papa Francisco aceita pedido de resignação do atual bispo e nomeia D. José Ornelas Carvalho para bispo da diocese de Leiria-Fátima

O reitor do Santuário de Fátima agradece a “solicitude pastoral” do Cardeal D. António Marto e dá as boas-vindas ao novo bispo D. José Ornelas Carvalho que foi nomeado esta sexta-feira, dia 28 de janeiro, bispo da diocese de Leiria-Fátima e, consequentemente, será a partir de agora o primeiro responsável por este Santuário.

“Neste momento quero agradecer ao senhor cardeal D. António Marto toda a dedicação que teve para com o Santuário de Fátima e para com os seus peregrinos. Não tenho dúvidas de que ficará no coração dos peregrinos de Fátima quer pela sua proximidade quer pela profundidade da sua reflexão sobre Fátima e a sua mensagem quer, ainda, pela sua solicitude pastoral”, afirma o padre Carlos Cabecinhas, nomeado reitor do Santuário por D. António Marto, em 2011. 

“Dou também as boas-vindas ao senhor D. José Ornelas Carvalho que assume agora esta nova missão”, afirma o reitor sublinhando o conhecimento que o novo prelado já tem da instituição “quer porque já presidiu aqui a celebrações, já colaborou com o Santuário, já veio muitas vezes a Fátima, mas sobretudo porque presidia e preside ao Conselho Nacional da Conferência Episcopal para o Santuário de Fátima”. 

“No início do novo ministério que lhe é confiado, o Santuário deseja-lhe as maiores felicidades e assegura-lhe a oração dos peregrinos para que o Senhor o acompanhe no novo ministério com as bênçãos da mãe do Céu”, conclui o reitor.

O novo bispo entrará na diocese no próximo dia 13 de março, numa celebração a que presidirá na Sé de Leiria, no dia em que no Santuário se faz memória das Aparições de Nossa Senhora aos Pastorinhos na Cova da Iria. Aliás, a ligação a Fátima é antiga e na mensagem que dirige a todos os diocesanos de Leiria-Fátima, no dia em que se conhece a sua nomeação para esta diocese, recorda que o seu ministério episcopal em Setúbal se iniciou com o acompanhamento da Virgem Peregrina de Fátima. 

“Quando comecei o meu ministério episcopal em Setúbal, percorri a Diocese com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima que aqui estava de visita. Ela foi a minha primeira guia na missão que Deus me confiava. Agora, peço-lhe que me acompanhe nesta nova missão em Leiria-Fátima. Que ela nos ensine a todos a sermos uma Igreja modelada na sua atitude de Mãe carinhosa, atenta à Palavra de Deus. Aprendamos a ser uma Igreja cuidadora de todos, especialmente dos mais pequenos e frágeis como ela fez com os pastorinhos, aos quais se revelou, consolou, fortaleceu e deu esperança, para vencerem inúmeras dificuldades, como a pandemia, a doença, a guerra e a própria morte”, afirma.

O novo bispo nomeado da diocese de Leiria-Fátima dirige-se ainda ao Reitor do Santuário de Fátima e a todos os colaboradores.

“Ao Pe. Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima e a quantos que com ele servem este local especial de referência para a Igreja e o mundo, dirijo uma saudação amiga, com muita alegria e esperança”.

Até à entrada do novo bispo titular, a 13 de março, D. António Marto permanecerá como Administrador Apostólico.

Leave A Comment