Festival de Setembro recebe Dead Combo e Lula Pena na Vila Medieval de Ourém

O Município de Ourém e a Fundação da Casa de Bragança vão realizar a edição de 2015 do Festival de Setembro, música e outras artes, iniciativa que decorre na Vila Medieval de Ourém, nos dias 11, 12 e 13 de setembro. O Festival de Setembro, música e outras artes com o tema “Inspirações do Mediterrâneo”, contará a nível musical com as atuações de Dead Combo e Lula Pena, numa programação que engloba concertos de música, teatro, dança, palestras, visitas guiadas, gastronomia e outras iniciativas artísticas e culturais.

O conceito do Festival de Setembro, música e outras artes assenta em três matrizes: História do Lugar, Património e Multiculturalismo. Em cada ano é trabalhado um tema que relaciona as três matrizes e a edição de 2015 inspira-se no Mediterrâneo a partir do itinerário do 4.º Conde de Ourém, na sua jornada de viagem até ao Concílio de Basileia.

Esta edição do festival com o tema “Inspirações do Mediterrâneo”, recebe Dead Combo e Lula Pena, duas referências incontornáveis no panorama musical português, e destaque ainda para o espetáculo de teatro “D. Afonso, Conde de Ourém, Príncipe de Portugal”. Este espetáculo retrata a viagem de D.Afonso, 4º Conde de Ourém, para Lisboa, de onde partirá como Embaixador do Rei D. Duarte para Basileia. “D. Afonso, Conde de Ourém, Príncipe de Portugal” concilia a história da viagem com a monumentalidade da Vila Medieval de Ourém, numa coprodução do Nariz – Teatro de Grupo e Grupo de Teatro Apollo.

Nas praças, largos e jardins da Vila Medieval, coletividades e restaurantes locais irão proporcionar aos visitantes uma degustação com “Sabores do Mediterrâneo”. Uma viagem gastronómica enquadrada cenicamente e inspirada na dieta de Portugal, Espanha, França, Itália e Marrocos.

O Castelo de Ourém vai receber tendas, figurinos a rigor, ateliers e demonstrações históricas que encenam ambientes e episódios de Ourém e do país no contexto do mediterrâneo durante o período medieval. A “Recriação Histórica no Castelo” é uma produção da ADIRN (Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte).

Durante os três dias haverá visitas guiadas por monumentos, calçadas medievais, exposições e espaços únicos da Vila Medieval. Visitas encenadas, caça ao tesouro, cinema, dança, conversas e passeios à volta do património e do mediterrâneo, convidam todos à descoberta e à fruição do lugar. Além de tudo isto, a participação da comunidade e das coletividades do concelho proporcionarão momentos imprevisíveis, tornando a surpresa e a improvisação, ingredientes da programação artística e cultural do festival.

O Festival de Setembro, música e outras artes é dirigido a um público generalista e os espetáculos terão entrada livre. A organização do evento é da responsabilidade do Município de Ourém e Fundação da Casa de Bragança, em parceria com a empresa municipal OurémViva, Junta de Freguesia de Nª. Srª. das Misericórdias e ADIRN.

Cartaz - Festival de Setembro, música e outras artes 2015 1 2 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *