DSC_8540

Organização do Dia Aberto do IPS e Corrida/Caminhada Scalabis Night Race convidam população a viver este evento

A organização do Dia Aberto do IPS – Instituto Politécnico de Santarém e Corrida/Caminhada Scalabis Night Race convida a população a sair à rua, associar-se à iniciativa e viver este evento que tem lugar no próximo dia 20 de abril, no Centro Histórico. Também designada como Festa da Liberdade, pretende envolver toda a comunidade, numa atividade que associa à Festa do Desporto, neste caso, o atletismo – Corrida e Caminhada, as tradições ribatejanas, bem presentes nesta iniciativa que culmina com um arraial ribatejano em que não vai faltar o folclore, um grupo musical, porco no espeto, bifanas e vinho.

O Programa do Dia Aberto do IPS – Instituto Politécnico de Santarém e Corrida/Caminhada Scalabis Night Race foi apresentado hoje, dia 5 de abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contou com a presença de Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém, Jorge Justino, Presidente do IPS, de António Valente e Maria Teresa Azoia, vereadores da Câmara de Santarém e de Nuno Lima e Pedro Carvalho, da organização do SCALABIS NIGHT RUNNERS.

Estas iniciativas estão inseridas nas comemorações do 39º aniversário do 25 de abril, em Santarém, numa organização do Instituto Politécnico de Santarém, em parceria com a Câmara Municipal de Santarém, a Associação Scalabis Night Runners.

Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém referiu “a grande importância da realização de iniciativas como estas para Santarém, tendo em conta que todas as escolas deste Instituto Politécnico vão estar presentes nas diversas iniciativas deste Dia Aberto, dando-se a conhecer à população e a todos quantos nos visitam”, acrescentando a importância destes alunos que criam grandes sinergias na Cidade, sendo por isso, “um ganho acrescido para o Município de Santarém, de grande impacto em termos económicos, para além da possibilidade das várias empresas do Concelho poderem aproveitar estes recursos humanos de grande valor”, acrescentou Ricardo Gonçalves.

O Presidente da Câmara de Santarém afirmou que o dia 20 “vai ser um dia de Festa em que vamos mostrar os nossos alunos, os nossos professores e aquilo que têm para oferecer, a par da iniciativa Scalabis Night Race que vai ficar marcada no nossos imaginário com todas estas pessoas a fazer desporto em Santarém, fazendo deste dia um dia inesquecível”, fazendo votos de que esta “prova entre no nosso calendário nacional e colocará Santarém no calendário deste tipo de iniciativas”.

A organização da Corrida/Caminhada Scalabis Night Race conta já com 1700 inscrições para a Corrida, Caminhada e Kids Race.

A partir das 10h00 e até às 21h30, o Centro Histórico da Cidade: a Praça Marquês Sá da Bandeira (Largo do Seminário), o Jardim da Liberdade e o Jardim da República vão ser palco de várias iniciativas: Rastreio do Risco Cardiovascular, Avaliação da Condição Física, Recolha de material escolar, animação de rua, atividades lúdicas e desportivas, atuação de tunas, batismo equestre no Jardim da Liberdade, feiras de artesanato e de agricultura biológica, mostra de produtos da ESAS, demonstração de suporte básico de vida.

A Casa do Ambiente (edifício da Sala de Leitura Bernardo Santareno) acolhe um conjunto de Palestras, a partir das 14h45, que contam com a participação de várias entidades: Agência Nacional para a Gestão do Programa Aprendizagem ao Longo Vida – Erasmus, do Centro de Emprego e Formação Profissional de Santarém, da NERSANT, da UIIPS e do Núcleo de Santarém da EAPN / Rede Europeia Anti Pobreza, a par do lançamento do livro “Cabo dos Trabalhos”, da Unidade de Apoio à Empregabilidade e Empreendedorismo, da autoria de Júlio Paiva e Liliana Pinto da EAPN/Portugal – European Anti Poverty Network (Rede Europeia Anti Pobreza).

Numa organização da Associação Scalabis Night Runners Club, decorre a Scalabis Night Race – corrida de 10 km, uma Mini Race – Caminhada de 5 Km sem caráter competitivo e uma prova para escalões de formação, dos bâmbis aos juvenis, denominada McDonald’s Kids Race.

Muito mais que uma prova de atletismo, esta prova pretende dar a conhecer a cidade de Santarém através de uma corrida histórica, única, repleta de festa, tradição, luz e cor, nesta grande prova noturna do Ribatejo.

A organização denomina esta iniciativa como Festa da Liberdade, uma vez que a par da prática desportiva ao ar livre, a iniciativa conta com uma Feira da Liberdade, das 14h00 às 20h00, em que a gastronomia regional vai estar em destaque com venda de doces regionais, enchidos de produtores regionais, queijos regionais, feira de produtos biológicos, nomeadamente, fruta nacional e artesanato local.

Ao longo do percurso há cantares populares ribatejanos, bandas ao longo do percurso, animação de rua, fandango, partida com campinos a cavalo, As provas têm partida e chegada no Jardim da Liberdade, e percursos respetivos com passagem junto à estátua do Salgueiro Maia, Monumento evocativo do Grupo de Forcados de Santarém, entrada do Instituto Politécnico de Santarém, Jardim das Portas do Sol (para abastecimento), Centro Histórico, Miradouro do Liceu Sá da Bandeira, Escola Prática de Cavalaria e meta no Jardim da Liberdade; sem desníveis consideráveis, com partida no Jardim da Liberdade e passagens junto à Estátua do Salgueiro Maia, Monumento ao Celestino Graça, Igreja de Marvila, Torre das Cabaças, Jardim das Portas do Sol (abastecimento), Centro Histórico, Sé Catedral de Santarém, Escola Prática de Cavalaria, Mercado Municipal e término no Jardim da Liberdade. As provas de Bâmbis e Benjamins decorrem na reta da meta a instalar no Jardim da Liberdade.

As provas têm início às 17h45 para Bâmbis, 18h00 para Benjamins, 19h00 para iniciados, 19h45 para juvenis, às 21h00 tem início a Scalabis Night Race e às 21h10 a Mini Race – Caminhada.

Muito mais que uma prova de atletismo, esta iniciativa oferece bifanas, pão, sumos, vinho, mini pampilhos, concertos e muita animação.

Tendo em conta o elevado número de inscrições na Scalabis Night Race e Mini Race, a organização suspendeu as inscrições para estas provas, mantendo-se a aceitação de inscrições no portal – http://scalabisnightrace.pt , apenas para a Kids Race. Para mais informações contate – geral@scalabisnightrace.pt

AF_20ABRIL_IPS_CARTAZ_A4 SNR_cartaz

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *