DSC_6939

A 9ª edição da Feira da Europa decorreu ontem, dia 9, no Centro de Exposições de Alpiarça. A iniciativa foi organizada em colaboração com o Centro EuropeDirect, o Instituto Português do Desporto e Juventude e o Agrupamento de Escolas José Relvas.
Na sessão de abertura assistiu-se ao Hino da Europa, pela Escola de Música da Sociedade Filarmónica Alpiarcence. No evento estiveram Mário Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, Vítor Costa, Coordenador do Centro de Informação EuropeDirect de Santarém, Eduarda Marques, Directora Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude e Isabel Coelho, Directora do Agrupamento de Escolas José Relvas. A mensagem proferida por todos os oradores foi a da importância do fortalecimento de consciências e de paz entre os povos, que sejam iguais em direitos e soberania. O Dia da Europa é hoje um dos símbolos da União Europeia e constitui uma oportunidade para desenvolver actividades e festejos que aproximam a Europa dos cidadãos. Considerados de grande importância para a identidade europeia, os principais símbolos europeus são: a bandeira, o hino, o lema, a moeda e o Dia da Europa. O próximo dia 25 de Maio também não foi esquecido, dia em que se vão realizar as eleições europeias, em que os eleitores portugueses vão escolher os seus novos representantes no Parlamento Europeu.
Depois do discurso de todos os intervenientes seguiu-se o Hino da Europa pelo grupo de alunos da EB 2,3 José Relvas onde fizeram a representação da lista de Estados Membros da União Europeia por data de adesão – de 1957, com os Estados Membros fundadores, até ao Alargamento em 2013 com a Croácia.
Seguiu-se a visita à exposição “Viagem pela UE” realizada pelas Escolas e Clubes Europeus do distrito de Santarém. A animação, durante a tarde, ficou a cargo do grupo de alunos da EB 2,3 José Relvas, do grupo de alunos da EB 2,3 Mem Ramires e do grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Alpiarça. Antes da prova de corta-mato “Mexe-te pela Europa”, pôde-se assistir a Jogos tradicionais, à Gincana de bicicletas, entre outras actividades.
Na edição de Junho, não perca a notícia mais alargada.

Vânia Cláudio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *