Revista É Ribatejo
Notícias

Dia Europeu Sem Carros

 

Dia Europeu Sem Carros comemorado em Santarém

A Câmara Municipal de Santarém (CMS) volta a associar-se às comemorações do Dia Europeu sem Carros que se assinala dia 22 de setembro, com o tema “Combina e Move-te!”.

Com o objetivo de sensibilizar os munícipes para a utilização de forma alternativa de mobilidade e transporte, como a utilização de bicicleta, trotinete, transportes públicos ou percursos a pé, neste dia, as ruas Doutor Teixeira Guedes e Guilherme Azevedo vão estar cortadas ao trânsito automóvel das 10h00 às 16h00, onde vai haver muita animação com Amália & Companhia – Fados e Gargalhadas por Paulo Patrício, Gigantones com Tó e Carla Heitor e palhaços do Veto Teatro Oficina.

Pelas 10h00, os vereadores da CMS vão visitar de bicicleta e trotinete os diversos monumentos abertos na cidade, no âmbito do protocolo de colaboração assinado entre o Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém (ISLA), a Santa Casa da Misericórdia de Santarém e a Diocese de Santarém.

O Município, consciente da importância de Santarém ter uma cultura de mobilidade urbana mais sustentável, implementou uma rede de trotinetes e bicicletas de forma a promover uma mudança comportamental. Neste sentido, segundo Diogo Gomes, Vereador com o pelouro do trânsito, “a aposta na mobilidade sustentável pelo atual executivo é uma prioridade bem como a utilização do transporte público coletivo”.

O dia termina com o Concerto do duo TESSITORI, integrado na programação do In.Str,  num dos espaços mais acolhedores e desconhecidos pelos escalabitanos, o Jardim da Biblioteca Municipal, a partir das 21h30, com o espetáculo ‘Serenata, o amor de muitas formas’.

O Dia Europeu sem Carros visa sensibilizar a população e as autoridades para a necessidade de reduzir o tráfego rodoviário dentro das cidades, contribuindo para melhorar a aumentar a qualidade de vida e garantir a sustentabilidade dos recursos naturais, optando por alternativas de transporte menos poluentes como os transportes públicos e bicicletas.

Leave A Comment