Município de Benavente assinala comemoração com a edição de um postal
O Dia Internacional da mulher comemora-se no dia 8 de Março de cada ano. Teve a sua origem nas manifestações das mulheres russas que lutaram por melhores condições de vida e de trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial, manifestações essas que marcaram o início da revolução de 1917. Nos primeiros anos do Século XX, já havia surgido a ideia de celebrar um dia da mulher, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida, bem como pelo direito de voto.
No município de Benavente, este dia foi marcado com várias caminhadas organizadas nas duas maiores freguesias. Em Samora Correia foi assinalado o dia com a “Caminhada da Mulher”, e em Benavente a “Caminhada pela Mulher”, tendo-se registado em ambas uma boa adesão de participantes, aliando assim o dia á prática desportiva.
A Câmara Municipal de Benavente, também se associou a esta comemoração, com a edição de um postal ilustrativo alusivo a esta data. No postal constou um poema da autoria de Maria Teresa Horta, in “Os Anjos”, assim como uma ilustração, pertence a Sónia Lapa, pessoa ligada às artes, residente da freguesia de Samora Correia.
Estas iniciativas têm por base, despertar a atenção para os valores de uma tomada de consciência das pessoas, em relação à figura da mulher na sociedade e do importante papel que tem, perceber sobretudo a sua integridade na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo muitas das vezes impostos quer numa relação de trabalho quer no dia-a-dia.
Foi de facto uma jornada bastante positiva, que juntou a boa disposição e companheirismo e sobretudo onde a imagem da mulher na sociedade atual saiu reforçada.

Poema:
Voamos

Voamos a lua,
Menstruadas
Os homens gritam:
– são as bruxas
As mulheres pensam:
– são os anjos
As crianças dizem:
– são as fadas

Hugo Clarimundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *