O Município da Chamusca através da Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva comemora no próximo dia 18 de Abril o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios que este ano tem como tema “Conhecer, Explorar e Partilhar”. O programa das comemorações deste ano será dirigido às crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, com uma visita temática com exposição sobre “ Conhecer os caminhos de Ruy Gomes da Silva pela Chamusca”, que estará patente na Igreja Matriz, com o objetivo de dar a conhecer às crianças do concelho a história da vila.
A apresentação temática será conduzida pela Técnica Superior de História, Paula Ribeiro, na sala polivalente da Biblioteca Municipal e seguidamente terá lugar uma visita à exposição em quadros de carvão, de Ana Quinteiro exposta numa sala da igreja, os quais fizeram parte da exposição de inauguração da Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva, ao órgão estará João Madeira com música do séc. XVI.
A Igreja Matriz, foi mandada erigir por João da Silva 2º donatário da Chamusca e Ulme, avô de Ruy Gomes da Silva, no séc. XVI, foi consagrada a S. Brás, nome do seu filho varão, por promessa feita relativamente à cura deste que esteve no leito de morte. Também nesta Igreja estão os túmulos de João da Silva e de sua esposa Joana Henriques, e pensa-se ainda que a habitação da família seria perto do local onde se situa a Igreja.
A exposição será composta por 12 momentos da vida de Ruy Gomes da Silva, desde os primeiros passos, a sua cumplicidade com Filipe, o cavaleiro, o conselheiro, o político, o casamento com Ana de Mendonça e a concessão do Alvará aos lugares de Chamusca e de Ulme, entre outros.

A exposição estará ainda aberta ao público em geral até ao dia 22 de Abril, no horário de funcionamento da Igreja Matriz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *