Escola Secundária Sá da Bandeira comemora o Dia Mundial da Alimentação

A Câmara Municipal de Santarém, através do seu Núcleo de Informação Autárquica ao Consumidor, organizou, em conjunto com a Escola Secundária Sá da Bandeira, uma sessão de esclarecimento para os seus alunos sobre nutrição com o objetivo de assinalar a Comemoração do Dia Mundial da Alimentação.
A iniciativa teve como oradores a nutricionista Raquel Duarte Bento, da Ordem dos Nutricionistas, Rui Fernandes da Direção Geral do Consumidor (DGC) e, como moderadora, Maria Teresa Azoia, vereadora da autarquia com o pelouro da Defesa do Consumidor.
Rui Fernandes dissertou acerca dos Direitos (e os Deveres) dos consumidores, sobre a atuação da DGC nesta área, como reclamar, a rotulagem, a fiscalização/o dever da fiscalização, terminando com a apresentação de diversas publicações que o próprio consumidor pode consultar na página de internet da DGC.
A nutricionista Raquel Bento apresentou a Alimentação Saudável, explicando o seu significado e também a alimentação nos jovens, referindo o peso corporal e a obesidade, os distúrbios alimentares e apresentou as regras para uma alimentação saudável nos jovens.
Maria Teresa Azoia agradeceu à professora Isabel Lucena, coordenadora do Curso Profissional de Marketing, pela iniciativa que se desenvolveu em conjunto com a autarquia, e que permitiu que se debatessem estas questões relacionadas com a saúde.

A vereadora da Câmara de Santarém aproveitou para Informar os presentes que a Câmara Municipal de Santarém tem, há dezoito anos, um serviço de Informação Autárquica ao Consumidor, (NIAC) que realiza atendimento, gratuito, presencial com um jurista, duas vezes por mês, a todos os cidadãos do concelho de Santarém, dando-lhes apoio na mediação de conflitos que possam ter com várias entidades.
A vereadora terminou agradecendo o envolvimento da Escola Sá da Bandeira e da disponibilidade que tem em acolher estas iniciativas, agradecendo também aos professores de várias turmas presentes “porque uma das missões do NIAC e da Direção Geral do Consumidor é informar, formar e educar”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *