PICT0606

4º Encontro de Orizicultura Portuguesa realizado em Benavente

Decorreu durante o dia de ontem, no Cine-Teatro de Benavente o 4º Encontro Nacional de Orizicultura Portuguesa.
O Encontro teve início um pouco depois da hora prevista, pelas 10:20h, com a abertura a pertencer a João Reis Mendes, presidente da Associação de Orizicultores de Portugal (AOP) e pelo presidente da Câmara Municipal de Benavente, António José Ganhão.
As primeiras palavras de João Mendes, foram para o facto do Encontro se realizar pela segunda vez no Município de Benavente, aquele que é o segundo maior Município nacional produtor de arroz.
Quase a terminar a primeira parte do Encontro, foi dada a voz a Pedro Marques (APARROZ), que falou sobre a evolução económica da cultura no Vale do Sado, dando a palavra ao público presente.
O grande tema debatido foi a questão dos custos com a sementeira e comercialização do arroz. Agricultores e empresas presentes falaram sobre como “seria importante a produção nacional de sementeira de arroz com maior produtividade, o que reduziria os custos da própria semente do arroz. Com a produção nacional poderia haver uma redução de custos a nível de transporte da sementeira que se comercializa sobretudo de Itália, assim como, a redução dos custos da matéria-prima”.
No final o Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque realçou como “muito importante a criação da casa do arroz, uma vez que em Portugal apenas existia uma associação interprofissional e agora passaram a duas e o trabalho que poderão continuar a desenvolver”.

Hugo Clarimundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *