CLASS promove Encontro de Voluntários em Santarém

O CLASS – Conselho Local de Ação Social de Santarém promove um Encontro de Voluntários em Santarém, no próximo dia 6 (sexta-feira).

O Encontro começa com um Peddy-paper pelo Centro Histórico, e tem início às 10h00, no Largo Cândido dos Reis e conta com animação do Teatro Fantasia da APPACDM de Santarém- Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Santarém.

A iniciativa prossegue às 15h00, com o Debate “O Desafio de Ser Voluntário…”, na Sala da Assembleia Municipal de Santarém (antiga Escola Prática de Cavalaria), dinamizado por Marcelo Mendes, que trabalha na área da comunicação.

Os interessados em participar devem inscrever-se previamente, através do e-mail – blvoluntariado@cm-santarem.pt, com envio da ficha de inscrição anexa, devidamente preenchida, podendo ainda aceder à ficha de inscrição em www.cm-santarem.pt

Este Encontro conta com a participação e coordenação do Banco Local de Voluntariado, parceiros do Conselho Local de Ação Social de Santarém: Segurança Social de Santarém, APPACDM, Centro Social Interparoquial de Santarém, Santa Casa da Misericórdia de Santarém, Contrato Local de Desenvolvimento Social + e Câmara Municipal de Santarém.

A organização pretende promover o convívio entre as várias entidades envolvidas, voluntários das IPSS – instituições particulares de solidariedade social do Concelho, voluntários do BLV- Banco Local de Voluntariado e todos aqueles que quiserem associar-se à iniciativa, no Centro Histórico, a par da reflexão sobre o voluntariado, incentivando à promoção e dinamização do voluntariado, cada vez mais necessário.

O CLASS pretende comemorar o Dia Internacional do Voluntariado que é celebrado todos os anos no dia 5 de dezembro e que pretende incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo mundo.

A data foi proclamada em dezembro de 1985 pelas Nações Unidas.

Embora o voluntariado tenha vindo a aumentar em Portugal, tanto ao nível das organizações que promovem o voluntariado, como no número de voluntários, o número de voluntários em Portugal é mais reduzido face à média europeia.

O voluntariado é um ato de cidadania e é cada vez mais, uma componente importante no percurso de vida das pessoas, contribuindo para reduzir as disparidades sociais e para promover a necessidade e dever de ajudar o próximo.

Encontro-de-Voluntários---6

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *