O 4º aniversário do “Espaço Trocas” de Santarém, loja social na União de Freguesias da Cidade de Santarém – Delegação de S. Nicolau (São Domingos), foi comemorado esta sexta-feira, 13 de dezembro, pelas 10h30.

Cristina Casanova Martins, Vereadora da Câmara Municipal de Santarém (CMS), Luís Amaral, da União de Freguesias da Cidade de Santarém, Maria João Queiroz, Diretora Técnica da APPACDM de Santarém, Ana Mendes Castelo, Diretora do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Distrital de Santarém (HDS), Maria Elisabete Filipe, Chefe da Divisão de Ação Social e Saúde da CMS, e Maria Emília Leitão, da Associação de Residente de São Domingos, associaram-se à festa que assinala mais um aniversário desta loja social que funciona com “notas de 1 a 10 “cabacinhas”, sendo entregues duas “cabacinhas” pela entrega de roupa (um máximo de três peças por dia) e cobradas três por dois alimentos”.

A cerimónia contou com o testemunho de quatro utentes do Espaço Trocas, que falaram da sua experiência positiva, num local que consideram ser “de partilha, de troca de saberes e de experiências entre os utentes, a comunidade e a própria equipa”.

A festa foi abrilhantada pelo coro ANIMA, sob a batuta do “maestro” Pe João, que foi também o guitarrista de serviço, para a interpretação de temas de Natal, bem como o Hino do “Espaço Trocas”.

O Espaço Trocas é atualmente dinamizado por sete utentes, sob a orientação de Carla Ferreira e Ana Mendes, Enfermeira e Psicóloga, respetivamente, do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do HDS. No seu historial, o Espaço Trocas já contribuiu para a reabilitação psicossocial de 20 pessoas com doença mental, para a vida académica e para o mercado de trabalho, através do treino de competências para o efeito.

De referir que, o Espaço Trocas resulta de uma parceria entre o Hospital Distrital de Santarém – Hospital Dia Psiquiatria, a União de freguesias da Cidade de Santarém e Contrato Local de Desenvolvimento Social de 3ª Geração (CLDS-3G).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *