O concelho da Chamusca é o que apresenta melhor desempenho e lidera na região na campanha de esterilização de animais de companhia. Entre 2018 e 2019, foram realizadas cerca de 700 esterilizações.

Graças ao empenho do Município da Chamusca, que assumiu duas candidaturas a apoios da Direção-Geral de Veterinária (DGV) e complementou esse valor com fundos próprios da autarquia, tornando o processo totalmente gratuito para os residentes no concelho, foi possível esterilizar cerca de 400 animais (cães e gatos) em 2018 e 300 animais em 2019. Na campanha de 2020, que está em vigor até ao dia 15 de novembro, foram já esterilizados cerca de 50 animais.

A diminuição no número de esterilizações deve-se também à diminuição do número de animais assilvestrados no concelho e que decorre da continuidade garantida pela esterilização das populações de animais errantes. Em 2018, a campanha dirigiu-se ao controlo da população de animais assilvestrados e para animais de famílias mais carenciadas. Em 2019, a ação alargou-se a toda a população do concelho.

A esterilização é gratuita para animais que já tenham identificação eletrónica e destina-se a moradores no concelho da Chamusca, que façam prova disso. O valor a pagar pela identificação eletrónica e vacinação antirrábica tem também um preço especial de campanha. 

A campanha de esterilização de cães e gatos é uma forma de controlo da população de animais errantes e de eliminar o recurso à eutanásia. Além disso diminuiu o risco de cancro nos animais, reduz a agressividade e proporciona uma vida mais longa e saudável.

Para mais informações pode contatar o Balcão Único do Município da Chamusca (249 769 100) ou a Associação dos Amigos dos Animais e do Ambiente da Chamusca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *