Exposição de fotografia mostra portas e janelas do centro histórico de Santarém

‘Portas e janelas da minha cidade” é este ano o tema da exposição de fotografia ‘Caminho das Artes’, patente no centro histórico de Santarém, no âmbito do In Santarém 2019 – Festival de Artes e Cultura, a decorrer até 23 de setembro próximo.

Com o objetivo de chamar a atenção para a beleza do edificado local, a mostra reúne imagens de dois amantes da fotografia: Nelson Magalhães e Paulo Semblante Mendes, este último também o responsável pela seleção das fotos expostas nas ruas da cidade.

Ao longo da Rua Serpa Pinto e na Praça Visconde Serra do Pilar, encontram-se em exposição nas varandas dos edifícios 50 imagens que testemunham a diversidade das antigas portas e janelas que ainda resistem no centro histórico de Santarém.

Para o curador da mostra, Paulo Semblante Mendes os autores quiseram mostrar “através da imagem e dos seus olhares, o registo da história e das estórias de cada uma das fotos expostas”, destacando “as linhas arquitetónicas, os motivos quer de ferragens, quer de madeira, bem como os materiais utilizados”, que “evoluíram no conceito e conceção de construção habitacional do núcleo da cidade”, explica.

Acima de tudo, conclui o fotógrafo, pretende-se mostrar “através da beleza intrínseca de cada uma das imagens, para uma melhor salvaguarda do património arquitetónico urbano, sensibilizando e incentivando para a preservação, dentro do perímetro citado, dos aglomerados existentes, assim como o restauro de tantos outros decadentes”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *