Município da Chamusca apresenta exposição itinerante do Museu da Marioneta

O Município da Chamusca apresenta a partir do dia 22 de agosto até 14 de outubro, na Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva, a exposição itinerante do Museu da Marioneta.

A exposição itinerante é constituída por treze roll-ups, cinco vitrinas e uma caixa de luz para marionetas de sombra, sendo representativa da coleção do Museu da Marioneta, apresenta uma mostra do que o visitante pode encontrar no interior do mesmo. As marionetas expostas refletem o acervo do museu, por isso os visitantes vão poder encontrar desde as marionetas de fios da Birmânia às que são manipuladas dentro de água, típicas do Vietname, sombras chinesas, máscaras da Indonésia ou as mais variadas marionetas portuguesas de fio e de luva, além de vários painéis explicativos.

A marioneta, intrinsecamente ligada ao teatro, ganha vida, expressão, através do movimento, dando forma e corpo às personagens que se pretende representar. Estas podem tomar diversos formatos, mais simples ou mais complexos, em consonância com a sua origem espácio-temporal, bem como com o público e repertório ao qual se destinam.

A exposição itinerante levada a cabo pelo Museu da Marioneta pretende deslocar um pouco do museu para fora das suas quatro paredes habituais e tem dois objetivos, o primeiro é divulgar o espólio e a história da marioneta, o segundo é funcionar como um convite a uma futura visita ao museu instalado no belíssimo Convento das Bernardas.

No âmbito da exposição itinerante do Museu da Marioneta vai ser dinamizada uma visita orientada, denominada por À descoberta da marioneta, onde se pretende dar a conhecer aos mais pequenos, diferentes tipos de marionetas, as suas funções e manifestações culturais. Integrado nesta iniciativa vai-se construir uma marioneta, dando vida e forma a um personagem, estimulando assim a imaginação e a capacidade de contar histórias.

A exposição de entrada livre, poderá ser visitada no horário de funcionamento da Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva.

marioneta-1 marioneta-2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *