Revista É Ribatejo
Destaque Notícias

Exposições “Contos para te contar” e “Memórias”

 

Exposições “Contos para te contar” e “Memórias” dão vida a lojas devolutas no centro histórico de Santarém

Duas lojas devolutas no centro histórico de Santarém, situadas na Rua Serpa Pinto, foram inauguradas esta noite, dia 11 de julho, como “Galerias com Arte”, um projeto temporário onde estão expostas obras da artista plástica Fernanda Narciso e de Mário Rodrigues, artista escalabitano, recentemente desaparecido, e dos artistas Cremilda Salvador, Noémia Tomás e António Cordeiro. Trabalhos patentes ao público até dia 11 de agosto.

Uma atividade integrada no In. Santarém 2019 – Festival de Artes e Cultura e que contou na inauguração com a presença da esposa de Mário Rodrigues, Cidália Rodrigues e da vereadora da Cultura da autarquia scalabitana, Inês Barroso, que deixou bem claro que o “Município vai continuar a apostar nos artistas da cidade e da região. Aliás, queremos, que sintam o centro histórico como a sua casa”.

“Contos para te contar” é o nome da exposição que junta no mesmo espaço, antiga loja da Vodafone (edifício do antigo Hotel Abidis), n.º 91, trabalhos da artista plástica Fernanda Narciso e de Mário Rodrigues, artista que faleceu o ano passado.

Para a artista plástica Fernanda Narciso, “esta é uma exposição muito especial pois contam contos e para além dos meus trabalhos reúne também obras do grande amigo, Mário Rodrigues, que esteja onde estiver continua vivo entre nós”. Um momento que não deixou ninguém indiferente e onde as emoções foram mais fortes.

Neste espaço, onde não faltam as famosas ameixas de Mário Rodrigues, um dos seus muitos chapéus e lenços, estão expostas diversas instalações nomeadamente os famosos vestidos de Fernanda Narciso, uma das suas imagens de marca, e que segundo ela: “são vestidos que contam histórias e que têm a ver com a minha essência como mulher”, assim como diversas telas que reúnem um conto e técnicas de colagens pintadas em grandes e pequenos formatos de ambos os artistas.

Tanto a pintura como as instalações “têm uma forte linguagem visual que se lê. Não só as palavras são lidas. Todas as obras de arte lêem-se de forma diferente consoante o leitor”, frisou Fernanda Narciso.

Na mesma rua (Serpa Pinto), no nº 60, há “Memórias”, um projeto que junta pinturas de três artistas: Cremilda Salvador, Noémia Tomás e António Cordeiro.

Amantes da pintura refletem estilos e técnicas diferentes, o que “outros” lhes marcaram na memória, “fruto do olhar que observa e da sensibilidade que se mantém inspiradora na busca duma pluralidade harmoniosa (…)”.

No caso de Cremilda Salvador, natural da Covilhã, mas que partiu em criança para Moçambique onde contactou com novos céus, novas paisagens e gentes que lhe causaram espanto e curiosidade,  a sua pintura é o reflexo das experiências adquiridas nas múltiplas vivências que tem conhecido e incide na pessoa humana “necessito captar através do olhar as emoções e o sentir do outro principalmente os mais jovens e os idosos”, afirmou a professora de Literatura e Cultura Africana e de Pintura, da Universidade da Terceira Idade de Santarém (UTIS), onde leciona há quinze.

Já a professora aposentada, Noémia Tomás natural de Ourém, mas que reside em Santarém apresenta trabalhos de desenho e pintura a óleo, acrílico e pastel seco.

Recentemente foi lhe atribuído o Iº prémio na II Bienal de Artes Plásticas e Literatura CPLP e Galiza.

O artista plástico, autodidata, António Cordeiro (natural do Cartaxo) dá a conhecer ao público trabalhos bastante diversificados. Está representado em diversas coleções particulares em Portugal e no estrangeiro.

Tanto “Contos para te contar” como o “Projeto Memórias” podem ser visitados até 11 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às13h00 e das 15h00 às 18h00. Aos sábados, as galerias estão abertas entre as 10h00 às 13h00.

No âmbito das duas mostras terá lugar workshops e mostras de trabalhos coletivos que vão transbordar para as ruas do centro histórico de Santarém.

Posteriormente, o conceito estende-se a novos artistas, cujas obras vão ocupar os mesmos espaços até ao dia 21 de setembro, dia em que culmina o In. Santarém 2019 – Festival de Artes e Cultura.

4 thoughts on “Exposições “Contos para te contar” e “Memórias”

  1. Cremilda Salvador

    Bem -haja pela divulgação do nosso trabalho, que vem não só dar a conhecer o sentir e o prazer de espelhar na tela aquilo que nos vai na alma, mas também motivar-nos a continuar com a felicidade redobrada de o poder fazer num lugar que é nosso e onde nos sentimos em casa. A Arte nesta noite de 11 de Julho encheu as ruas de Santarém, que assim ficaram mais coloridas, mais musicais e cheias de bulício e alegria.

    Santarém está vivo!
    Cremilda Salvador

    1. albertosilva

      Obrigado

  2. Antonio Salvador

    Uma Maravilha , excelente iniciativa e Parabens a todos que a tornaram possível.

    1. albertosilva

      Obrigado

Leave A Comment