F.N. Gastronomia 22/10/2024
Os Sabores Tradicionais Portugueses Marcam o Festival de Gastronomia de Santarém Durante Toda a Semana
Na tarde de Terça-Feira, 22 de outubro, o Festival de Gastronomia de Santarém mantém uma variedade impressionante, com aromas e sabores que prometem encantar visitantes de todo o país.
Um dos destaques é o restaurante “Mosteiro do Leitão”, de Leiria, que participa pela primeira vez no evento. Fundado por Zita Freira e Bruno Figueiredo, o restaurante traz consigo a tradição e qualidade de uma casa que se encarrega da produção do seu próprio leitão e controla até a alimentação dos animais, garantindo um produto final de excelência. “Fazemos isto para que o produto seja homogéneo”, afirma Zita, explicando que a dedicação começa na base do processo.
Provámos os ovos rotos com leitão, uma combinação do prato tradicional, mas com a presença marcante do leitão da casa de excelência, que traz novos sabores à receita. Acompanhámos com peixinhos da horta de uma textura crocante e saborosa, e servidos com um molho fresco de maionese, alho e manjericão, que complementa os sabores numa junção realmente irresistível. Para o prato principal, não deixámos de provar o famoso leitão assado, servido com uma rodela de laranja, salada e batatas fritas às rodelas. A pele estaladiça contrasta perfeitamente com a carne tenra, suculenta e macia, que protagoniza esta experiência gastronómica. Um molho especial feito com a gordura do leitão complementa a refeição, proporcionando um equilíbrio de sabores reconfortante. Também o vinho da casa, um frisante branco produzido pela Adega Fiuza, foi a escolha perfeita para acompanhar a refeição, mantendo a tradição ribatejana que o restaurante faz questão de honrar: “Procuramos promover produtores locais”.
Em conversa com a Zita, ficámos ainda a conhecer a diversidade de oferta do grupo, nomeadamente a expansão do restaurante durante a pandemia com o conceito de sandes de leitão, um modelo que trouxe praticidade e acessibilidade aos clientes.
Para os amantes de vinhos,o piso dedicado ao tema promete surpreender. O Municipio de Pinhel fez-se representar com os vinhos de todos os produtores do Concelho. O pombo Bravo Síria Branco, descrito como divinal, e o Aforista, recentemente premiado como o melhor vinho da Beira Interior, estão entre as escolhas mais apreciadas. O tinto Marufo da Quinta da Ribeira da Pega, exclusivo da região, apresenta-se como uma raridade, com sua acidez e frescura característicos, entre outros vinhos de outros produtores. No mesmo salão visitámos tambem os Vinhos da Atela da região dos Vinhos Tejo.
Foi também nesta tarde que encontrámos os atores José Raposo e Sara Barradas, que visitavam o Festival por mais um ano, desta vez acompanhados de amigos com quem quiseram partilhar a experiência. “Maravilhoso”, foi como José Raposo descreveu o evento, relembrando os tempos da infância quando vivia no Cartaxo. “Venho cá desde criança”, acrescentou, com entusiasmo.
Com tanta diversidade e animação, o Festival de Gastronomia de Santarém continua a ser um ponto de encontro para quem valoriza a tradição à mesa e procura complementá-la com a descoberta de elementos inovadores. Já fica a expectativa para o fim de semana, que promete atrair ainda mais visitantes de todo o país e arredores, até dia 27 de outubro.
Continua a decorrer na Praça dos Sabores os quartos de final do Troféu Portgal
Refeição servida pelo Mosteiro do Leitão
Carolina Correia