Revista É Ribatejo
Notícias

Festas da Cidade de Almeirim 2023

 

As festas da Cidade de Almeirim, que celebram a elevação de Almeirim a Cidade, decorreram de 17 a 25 de junho, no recinto situado no jardim e zona envolvente à Biblioteca Municipal Marquesa de Alorna.

Assinalando a data de elevação a cidade, 20 de junho, não faltaram atividades para reunir os seus habitantes, visitantes e amigos. As duas dezenas de tasquinhas de associações de todo o concelho foram o ponto de encontro preferencial para essa reunião. Nas palavras do edil Pedro Ribeiro, as Festas da Cidade “(…) são sobretudo um momento de convívio. Um momento de convívio entre as várias gerações, entre os vários amigos que aqui se encontram.”

Não faltaram as gargalhadas dos encontros e reencontros, as exposições e o artesanato da região. O recinto foi curto para tanta energia, pelo que a animação se estendeu à manga junto à zona de festejos, para as tradicionais picarias, e à Arena d’Almeirim, onde se esperava um “cartel” com os melhores DJ’s.

Na visita inaugural pelas tasquinhas no sábado, os autarcas de Almeirim foram acompanhados pela comitiva homóloga de Dreux, cidade francesa com a qual o Município de Almeirim mantém um intercâmbio de geminação. Os congéneres franceses puderam conhecer e provar a famosa Sopa da Pedra, um ano após a sua certificação europeia, a 20 de junho de 2022, precisamente na data que se assinala a elevação de Almeirim a cidade. Também no dia 20 foi possível celebrar a casta Fernão Pires, muito representativa e representada nos brancos da região. Foi inclusive lançada a marca coletiva “Campos do Tejo”, um projeto da Comissão Vitivinícola Regional dos Vinhos do Tejo.

Não faltaram diversões e atrações no recinto e programa, demonstrando a alegria e energia da cidade e do concelho. O folclore e a festa popular deram um tom mais feliz ao longo dos 9 dias de programa, com a presença dos ‘Os Camponeses da Raposa’, no domingo, dia 18, o Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo na segunda-feira, dia 19, e o Rancho Folclórico da Velha Guarda de Fazendas de Almeirim no dia seguinte, terça-feira. Na quarta-feira, foram os mais novos do Rancho Infantil de Fazendas de Almeirim a atuar no recinto, precedendo a já habitual Marcha do CRIAL. Na quinta-feira, foi a vez de atuar o terceiro (mas não menos importante) agrupamento folclórico de Fazendas de Almeirim, o Rancho Folclórico de Fazendas de Almeirim, preparando as almas e os corpos para os últimos dois dias de festa. Dias esses que culminaram na celebração etnográfica do segundo sábado (24), com o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Almeirim.

Não só de Folclore se fez a festa popular. Além da Marcha do Crial a meio da semana, a Marcha de Benfica do Ribatejo visitou e abrilhantou a feira no sábado, dia 24, e a Marcha de Almeirim, encerrou com chave de ouro no dia 25.

No primeiro dia, quem não celebrou o folclore pôde assistir ao espetáculo de dança criativa com Sofia Campos, ao qual se seguiu o de Sarah Medina e Audrey Diana Niangbo, acompanhando Samir Belkhiri, representantes da germinação com a cidade de Dreux.

No mesmo (último) fim de semana, ainda no recinto, para além de folclore, foi possível e inevitável dançar ao sabor do Zumba da famosa Joana Pernas, sendo ela uma habitué das festividades, ou com um “Remember 80’s & 90’s”, também no recinto das Festas da Cidade.

O investimento da organização nos artistas da Festa da Cidade fez-se notar, com a presença no domingo, dia 18, do cantor Ivandro, nome artístico de Joaquim Ivandro Paulo, que presenteou a plateia com os seus êxitos “Lua” e “Imagina”, não deixando de partilhar a canção “Povo”, com a qual concorreu ao Festival da Canção 2023. Foi uma noite de alinhar os “Chakras”, nome do último êxito do cantor de 24 anos.

Dia 20, Jorge Guerreiro, o famoso cantor de 41 anos, segundo classificado do último Big Brother Famosos, não só “tirou o Batom”, como tirou todas as fãs de casa para encherem o recinto das Festas da Cidade. Não faltaram “Vou alugar um quarto”, “Vai malandra, vai”, até ao mais recente “A minha ex”.

Na sexta-feira, dia 23 de junho, Augusto Canário e Amigos trouxeram o “Popó da namorada” e transformaram a festa num verdadeiro Arraial Minhoto. No sábado o artista alpiarcense Diogo Carapinha pode partilhar com os seus conterrâneos os êxitos que cantou no programa The Voice, entre os temas originais que vem compondo.

Os artistas da casa asseguraram os dias 21 e 22, abrilhantados com a Banda Marcial de Almeirim e os Five Vox, respetivamente. Quase em casa foi a prova de fogo dos Prova de Fogo, banda torrejana, que fez viajar os presentes, através dos covers de êxitos dos anos 80 até aos mais contemporâneos, na segunda-feira, dia 19 de junho.

As picarias honraram a tradição ribatejana, pontuando com raça os finais de noite do primeiro domingo, quarta e sábado.

Madrugada dentro, seguiram as “Almeirim Night Sessions”, nas noites de dia 18 (Dj Luís Graça e Dj Jorge Osório), dia 24 (DJ Avlys e DJ Swiss) e dia 25 (Dj Peste e Dj Gonçalo Henriques), na Arena de Almeirim,

Como desporto também é festa, decorreu na sexta-feira, dia 23, mais uma edição do “Correr nas Festas”, prova que contou com largas dezenas de participantes, e foi vencida pelo atleta com o dorsal 110, José Gomes.

João Rosa Luz

Leave A Comment