Revista É Ribatejo
Notícias

FNAgricultura-13/06/2026

 

FNA 26: Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo recebe a visita do Presidente da República

A Feira Nacional de Agricultura (FNA26) vive hoje, sábado, um dos momentos mais altos desta edição ao receber a visita do Presidente da República, António José Seguro no dia dos Municípios de Alpiarça, Chamusca, Entroncamento e Peniche.
A presença do Chefe de Estado português revela o peso estratégico da agricultura na economia nacional e a importância de quem trabalha a terra todos os dias, sublinhando a importância da modernização e valorização do mundo rural.

Presidente da República na FNA 26: “Saio daqui muito entusiasmado com a capacidade de investimento dos agricultores”

O Presidente da República, António José Seguro, visitou este sábado a Feira Nacional de Agricultura e afirmou estar “muito satisfeito e muito feliz” com o dinamismo e a resiliência demonstrados pelo setor agrícola nacional.
“Adorei a feira. Saio daqui muito entusiasmado com a capacidade de investimento dos agricultores portugueses e com a sua coragem, porque hoje a agricultura não é fácil”, realçou o Chefe de Estado, destacando também a forte capacidade dos profissionais do setor para “empreender, resistir e criar riqueza através de produtos de qualidade e tecnologia de alto nível”.
A visita serviu para o político reforçar a necessidade de se apoiar quem trabalha no mundo rural, especialmente após os desafios climáticos recentes que afetaram o país.
“O importante é valorizar a agricultura portuguesa, porque os agricultores portugueses passam um ano inteiro a investir e a ultrapassar dificuldades. Vieram as intempéries, a tempestade Kristin, e é fantástica a capacidade de resistência, o amor à terra, a tecnologia, a capacidade de inovação e a qualidade dos nossos produtos”, elogiou.

Lançamento do Selo CTT “Vultos da História da Cultura”

No âmbito da visita do Presidente da República, a Feira foi palco da cerimónia de lançamento do selo do 1.º dia da Emissão Comemorativa ‘Vultos da História e da Cultura’, que nesta edição homenageia a figura do Eng.º Sousa Veloso.”

Conversas de Agricultura: Inovação Tecnológica e Debate Profissional

Hoje, o Auditório dos Claustros foi palco de debates com a organização do Centro de Apoio Tecnológico Agro Alimentar de Castelo Branco. O foco esteve na “Digitalização e certificação simplificada do setor agroindustrial”, onde foi apresentado o Projeto Digiol4Agri, ferramenta para abrir novas oportunidades de mercado, seguindo-se a conferência sobre a “Conservação pós-colheita em pequenos frutos”.

Gastronomia, Provas e Showcookings na Nave A

O Auditório Provas na Cozinha foi, uma vez mais , palco de vários “showcookings” com diversas harmonizações. “Fernão Pires Dentro e Fora do Tejo com o enólogo Mário Louro, Carnes da Montanha (Org. Pec Nordeste) “Sabores de Vila Franca com Encostas de Xira” (Org. Município de Vila Franca de Xira), Prova Comentada de Queijos e Vijnhos (Org. Quinta da Caramuja) e Gema Clara e os Frutos do Bosque (Org. Dovo) estiveram em destaque durante o dia.

Tradição Ribatejana e Arte Equestre

“Concurso Nacional de Toureio de Salão”, promovendo a descoberta de novos talentos.
Outro dos momentos altos foi o Treino de Forcados que contou com três grupos: Aposento da Moita, os Amadores de Évora e os Amadores de Montemor-o-Novo. A vertente taurina culminou na Manga com a concorrida Mesa da Tortura, Balancé e a largada de toiros.
No campo equestre, realce para o Concurso de Saltos Nacional Especial e a Prova de Atrelagem Combinado de Maratona 1 *

Pecuária – Raça Caprina Boer em competição

O setor pecuário esteve também em avaliação com o Concurso de Caprinos da Raça Boer, que decorreu em duas sessões (10h00 e 15h00) para eleger os melhores exemplares da raça

FNAZINHA: O Paraíso dos Mais Pequenos

O Espaço Criança ofereceu um programa educativo e lúdico contínuo ao longo de todo o dia relacionada com Sustentabilidade e Natureza, Mundo Animal, Criatividade e Teatro.

Cultura Popular

O Palco da Nave C recebeu ao longo da tarde os Ranchos Folclóricos de Alcanhões e de Vila Nova do Coito, a Casa do Povo de Alpiarça e o Grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Alpiarça, terminando com “Fadinhos do Ribatejo”, iniciativa que convidou o público a dançar.

Música

Para fechar o dia, o Palco Principal recebeu o concerto de David Antunes & The Midnight Band, que trouxeram como convidado especial o cantor brasileiro Gabriel o Pensador.

Leave A Comment