Nos próximos dias 19 e 20, terá lugar a IX edição do Congresso de Folclore do Ribatejo – IV Congresso Celestino Graça, que decorrerá na Casa do Campino, em Santarém, e será genericamente subordinado ao tema: Ribatejo – Espaço e Tempo de Confluência de Identidades.
Depois de muitas dificuldades na obtenção dos necessários apoios para concretizar esta realização, tal afigura-se possível no âmbito das comemorações do Centenário do Nascimento de Celestino Graça. Por razões financeiras, o programa do Congresso será ligeiramente alterado em relação às edições anteriores, realizando-se apenas em dois dias.
Também por isso se optou por limitar os temas a abordar, que versarão a sempre controversa questão das identidades ribatejanas, em detrimento do conceito estereotipado da “identidade” ribatejana. Ao cabo e ao resto a cultura tradicional ribatejana resulta da contribuição de diversas outras culturas, nomeadamente das Beiras, da Estremadura e do Alentejo. Ignorar esta realidade é minimizar o impacto cultural que resultou dos contactos ocorridos antigamente entre os diversos ranchos de trabalhadores que sazonalmente cumpriam os seus ciclos migratórios entre estas regiões.
Nós, ribatejanos, fomos influenciados e influenciámos, impondo-se, por isso, conhecer melhor a extensão deste fenómeno social e cultural, tão importante para a construção da nossa identidade.
A inscrição no Congresso é gratuita, embora obrigatória, e dará direito aos participantes a receberem a documentação respectiva, nomeadamente, o resumo das comunicações aprovadas. Todas as refeições serão livres.
Entretanto, ficaremos à disposição para a satisfação de quaisquer dúvidas sobre o Congresso de Folclore do Ribatejo.

Pela Comissão Organizadora do Congresso
Ludgero Mendes

Sede Provisória: Centro Etnográfico Celestino Graça – Campo Infante da Câmara –Santarém;
email – aedpefr.homotaganus@gmail.com

Cartaz-A4_-IX-Congresso-de- Pré

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *