Revista É Ribatejo

MADRUGAS DE ALMEIRIM RUNNING TEAM

 

O concelho de Almeirim passou a ter, desde ontem, um novo clube!
O MADRUGAS deixou de ser um grupo informal de corrida e constituiu-se como Clube de Praticantes, com a denominação MADRUGAS DE ALMEIRIM RUNNING TEAM, após a realização da Assembleia Geral fundadora, realizada ontem, 14 de Maio de 2021, no Salão Nobre dos Paços do Concelho onde, para além da aprovação por unanimidade da criação e denominação do clube e dos estatutos, foram eleitos os Responsáveis pelo clube e a Mesa da Assembleia Geral, que têm a seguinte composição:
Responsáveis pelo MADRUGAS DE ALMEIRIM RUNNING TEAM
● Miguel Pereira
● Vasco Carvalho
Mesa da Assembleia Geral
● Humberto Neves (Presidente)
● José Maria Pardal (1º Secretário)
● Rui da Neta (2º Secretário)
O MADRUGAS DE ALMEIRIM RUNNING TEAM pretende ser um clube de
praticantes onde os seus membros treinam normalmente de madrugada, mas em que cada um é livre de o fazer no horário que lhe for mais adequado e propício. O ser madruga não tem tanto a ver com a hora do treino mas, sobretudo, com o espírito de respeito, de amizade, de companheirismo, de entreajuda que foram criados e alicerçados ao longo do tempo e, também, pela forma como se relaciona com outros praticantes e com a comunidade, em geral.
Temos como Missão o fomento da prática desportiva, desenvolvendo relações socioculturais com outros praticantes e com os envolvidos no universo desportivo, social e cultural, promovendo a cidadania e o desportivismo entre todos. A nossa Visão é sermos um exemplo no panorama desportivo local e regional no que à cidadania e ao desportivismo diz respeito.
Para tal, procuraremos, dia-a-dia, alcançar os nossos objectivos:
● Fomentar nas pessoas a prática da corrida informal, independentemente
das suas capacidades e idade;
1
● Conceber hábitos de ocupação dos tempos livres através da corrida,
promovendo o bem-estar. a saúde, o cumprimento de regras e a sua
integração social;
● Incrementar um forte espírito de união, proporcionando a todos os
membros uma educação cívica e desportiva de qualidade;
● Promover e divulgar a prática desportiva, cultural e recreativa, numa
permanente promoção do lazer e da qualidade de vida junto da
comunidade em que nos inserimos, promovendo ainda a solidificação dos
laços afetivos entre o clube e a comunidade.
Para além destes objectivos, o MADRUGAS DE ALMEIRIM RUNNING TEAM
pretende ser um parceiro desportivo e social de todas as colectividades/associações do concelho de Almeirim, na promoção do desporto e na dinamização de eventos desportivos de cariz social, estando disponível para colaborar e dinamizar eventos de modo a potencializar o conceito de Ética Desportiva em que nos revemos e que representa a estrutura moral que define alguns limites para o comportamento dos desportistas, de forma a preservar um sistema civilizado.
Breve História do Madrugas
A história do Madrugas remonta ao Outono de 2016, quando dois atletas se
cruzavam, diariamente, nos seus treinos. Passados alguns dias, os treinos
passaram a ser em conjunto e, durante alguns meses, assim continuaram. Na Primavera de 2017, foram-se juntando outros atleta até que, a 12 de Abril de 2017, o grupo foi baptizado de “Madrugas Men” (eram só elementos do sexo masculino e corriam ao nascer do dia).
Ao longo destes quatro anos de existência, o Madrugas tem evoluído, não só na quantidade de membros ativos mas, também, no empenho que todos colocam na sua participação no grupo. Presentemente, somos quase três dezenas de membros a contribuir ativamente para a divulgação diária da corrida informal.
Ultrapassámos as fronteiras do concelho de Almeirim, temos vindo a crescer nas redes sociais, motivando outras pessoas para um estilo de vida mais saudável e para a prática do exercício físico. Temos empresas que nos apoiam na aquisição de material, porque acreditam na nossa força de vontade para, diariamente, fazermos aquilo que mais gostamos.
Chegados aqui, acreditamos que deveríamos dar o passo seguinte e fazer do
Madrugas um clube de praticantes.
2
Informação sobre Clubes de Praticantes
Os clubes de praticantes configuram associações de direito privado, sem fins lucrativos e sem personalidade jurídica, criadas através do Decreto-Lei n.º 272/97, de 8 de outubro, que tenham por objeto exclusivo a promoção e a organização de atividades físicas e desportivas com finalidades lúdicas, formativas ou sociais, constituindo-se nos termos dos artigos 195.º (artigo 2.º do DL 272/97 de 8 de outubro) e seguintes do Código Civil.
Estes clubes, caracterizam-se por um conjunto de pessoas (no mínimo 5)
contribuindo com certos bens (que instituem o fundo comum do clube) para a realização de determinados fins.
São considerados materialmente como uma associação, dado o substrato
pessoal, mas sem reconhecimento de personalidade jurídica, com uma certa
autonomia privada e em que sobressai um elemento de relevo, o fundo comum, previsto nos artigos 196.º, 197.º e 198.º do Código Civil.

1 Comment

  1. Antonio Madeira

    Boa noite, o que é necessario para entrar no vosso grupo?

Leave A Comment