MERCADONA CONTINUA NA REDUÇÃO DO PLÁSTICO
A cadeia está a levar a cabo a Estratégia 6.25 para a redução do plástico e gestão dos seus resíduos e, em menos de um ano, adaptou todas os seus supermercados ao modelo de Loja 6.25
MERCADONA COMPLETA UM ANO DA SUA ESTRATÉGIA 6.25 PARA A REDUÇÃO DO PLÁSTICO
- Através da sua Estratégia 6.25, e com um investimento de 140 milhões de euros, a empresa tem o objetivo de reduzir 25% do plástico das suas embalagens, torná-las todas recicláveis e reciclar todos os resíduos deste material até 2025
- No último ano, a empresa cumpriu as duas primeiras ações do plano e transformou todas as suas lojas em Lojas 6.25 em menos de um ano, o que representou um investimento de 30 milhões de euros
A Mercadona, fiel ao seu compromisso de dizer “Sim a continuar a cuidar do Planeta”, além de reforçar os seus já consolidados sistemas de reutilização e reciclagem de embalagens comerciais, está a desenvolver, desde há dois anos, a Estratégia 6.25 para a redução do plástico e a gestão adequada dos seus resíduos.
A estratégia consiste em seis ações concretas para alcançar, em 2025, um triplo objetivo: reduzir 25 % do plástico nas suas embalagens, que todas as embalagens de plástico sejam recicláveis e reciclar todos os seus resíduos plásticos.
Com este objetivo, a empresa já eliminou os sacos de plástico de uso único em todas as secções, substituindo-os por sacos compostáveis (evitando 3.200 t/ano de plástico); eliminou também os produtos descartáveis de plástico de uso único que foram substituídos por outros fabricados com materiais mais amigos do ambiente (redução de 3.000 t/ano de plástico). Nos próximos anos, a empresa irá utilizar embalagens recicláveis e continuará também a reduzir o plástico nas suas embalagens de marca própria em colaboração com os seus fornecedores. Além disso, a empresa proporcionará informação aos “Chefes” (clientes) sobre reciclagem para promover e facilitar a separação de resíduos tanto nas lojas como em casa.
Para levar a cabo a redução do plástico nas suas embalagens, a empresa está a aplicar diferentes estratégias como a eliminação do plástico que não acrescente valor, a sua substituição por outros materiais (sempre que não afete a qualidade e a segurança alimentar), a redução, a reutilização ou a incorporação de material reciclado na sua composição para reduzir o uso de materiais virgens e fomentar a economia circular.
A Mercadona já realizou múltiplas alterações como, por exemplo, trocar a embalagem de plástico por uma caixa de cartão em toda a categoria de cápsulas de café Hacendado, além de reduzir o plástico nas próprias cápsulas, o que representa uma redução total de 783 t/ano. A embalagem das tabletes de Chocolate Classic Hacendado também mudou de plástico para papel, reduzindo assim 35 t/ano; ou os sacos para sanduíches, antes de plástico e agora de papel, representando uma redução de 186 t/ano. A categoria de ambientadores de varetas também foi totalmente modificada e a mudança para embalagem de vidro representa uma redução de 160 t/ano. São múltiplos os exemplos de redução que a empresa está a promover, procurando sempre opções mais sustentáveis na sua aposta em fomentar a economia circular e a reutilização de materiais e recursos.
Exemplos da redução de plástico que a Mercadona está a levar a cabo nas suas embalagens.
A empresa investirá mais de 140 milhões de euros na Estratégia 6.25, um passo em frente no seu compromisso de continuar a cuidar do Planeta
No último ano, a empresa já cumpriu as duas primeiras ações do plano e o compromisso de transformar todas os seus supermercados em Lojas 6.25, o que representou um investimento de 30 milhões de euros.
O desenvolvimento da Estratégia 6.25 implica modificações em diferentes processos da empresa, desde o redesenho das futuras embalagens em colaboração com os fornecedores, até à adaptação das lojas, da logística, da gestão de resíduos, etc. No total, a Mercadona prevê investir mais de 140 milhões de euros nos próximos quatro anos para levar a cabo todos os movimentos que fazem parte desta estratégia.
Em sete meses, e apesar da situação provocada pela crise sanitária, a empresa transformou todas as suas lojas no novo modelo “Loja 6.25”, oferecendo aos “Chefes” informação sobre reciclagem, novos sacos de secção, pictogramas indicativos nas embalagens para facilitar a correta separação, novos caixotes do lixo para reciclar nas secções, nas entradas e na secção de Pronto a Comer.
Importa destacar o esforço da empresa em desenvolver uma correta gestão dos resíduos que se geram nas lojas. Graças à logística inversa e ao seu modelo de gestão de embalagens comerciais, a Mercadona conseguiu reciclar, só em 2020, 12.000 toneladas de película plástica, das quais 3.000 toneladas são reutilizadas para elaborar os sacos reutilizáveis de compras e evitar o uso de mais de 180.000 toneladas por ano de materiais de uso único.
Os sistemas de reutilização e reciclagem já consolidados na empresa, as suas estratégias de prevenção do desperdício alimentar e redistribuição de excedentes, e a Estratégia 6.25 fazem com que a Mercadona recupere anualmente mais de 250.000 toneladas de materiais recicláveis que voltam a ser matérias-primas nos ciclos produtivos e permitem avançar de forma eficiente, e em colaboração com os “Chefes”, rumo à Economia Circular.
A cadeia começou a trabalhar na Estratégia 6.25 em 2019, envolvendo todos os colaboradores da empresa no desafio de “Continuar a Cuidar do Planeta” e tornando mais sustentáveis os diferentes processos da cadeia de montagem. Neste sentido, a empresa conta com uma equipa de trabalho que coordena todas as áreas de atuação da estratégia e está formada por colaboradores e colaboradoras dos diferentes processos da empresa como Lojas, Prescrição, Informática, Compras, Logística, Jurídico, Financeiro, Relações Externas e Obras.
A empresa irá fornecendo informação sobre a Estratégia 6.25 na secção “Cuidemos do Planeta” da sua página web corporativa, onde, além disso, “O Chefe” encontrará conteúdo sobre reciclagem, sustentabilidade e o compromisso ambiental da Mercadona, também visível na sua Memória Ambiental.