De 27 de Fevereiro a 27 de Março decorre a XXII Edição do Mês do Sável e da Lampreia que visa promover o paladar dos recursos endógenos dos três rios: Tejo, Nabão e Zêzere.
Numa conferência de imprensa realizada ontem, dia 18 em Vila Nova da Barquinha, o Presidente da Câmara do município da Barquinha, Fernando Freire, salientou que por ser “o optimismo que gera riqueza no concelho” e por ser necessária uma estratégia intermunicipal de divulgação turística que este evento que conta com a parceria de 6 restaurantes do concelho, alargar-se-á às parcerias com outros concelhos e a outras actividades ao longo do ano. Com um crescimento do turismo na ordem dos 14,5% e a perspectiva de um aumento para este ano, a autarquia da Barquinha aposta na cultura, com exibição de várias exposições (algumas em parceria com a Fundação EDP) relativas aos 100 anos da 1ª Guerra, com 3 meses de teatro, Feira Medieval, na educação com actividades destinadas a estudantes e no desporto e lazer com provas e exibições de BTT, motonáutica, canoagem, paraquedismo, etc. Ainda haverá espaço para o debate de ideias para a promoção do concelho e para avaliar as soluções ambientais para o Tejo.
Fernando Freire anunciou a participação do concelho na BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), a dinamização do Turismo Militar e a melhoria das condições de acesso à Ilha de Almourol. Com 2 equipamentos únicos em Portugal: o Parque de Escultura Contemporânea Almourol e o Centro Integrado de Educação em Ciência e com 119 camas disponíveis na Barquinha, o autarca referiu o incentivo ao turismo de permanência na região.
O vereador da cultura do município da Barquinha, Ricardo Honório, salientou que a par da degustação dos pratos de gastronomia, os visitantes podem ganhar um passeio de barco e visita ao Castelo de Almourol. O castelo foi intervencionado, na ordem dos 600 mil euros, para conservação e manutenção através de fundos estruturais e a autarquia pretende continuar esta intervenção melhorando os acessos, na valorização da ilha e a seguir uma intervenção no próprio Cais d’el Rei através de candidatura ao ITI Investimentos Territoriais Integrados).
Esta conferência contou ainda com a apresentação pública do vídeo promocional do concelho da autoria de Carlos Mateus Lima no âmbito do programa Barquinha 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *