DSC_0027

O Município de Rio Maior, à semelhança do que tem feito nos últimos anos, continua a evocar a memória do poeta riomaiorense Ruy Belo.
Assim, para comemorar o seu 80.º aniversário natalício, com a presença da Presidente da Câmara, Isaura Morais, da Vereadora da Cultura, Sara Fragoso, e diversos convidados foi descerrado, no dia 6 de março, um mural num dos edifícios de apoio do Jardim Municipal de Rio Maior, na confluência com a Rua Poeta Ruy Belo.
No mural, da autoria do artista riomaiorense Artur Ribeiro consta, para além da imagem de Ruy Belo, um dos seus poemas “A Missão das Folhas”.
A presidente da Câmara lembrou as diversas homenagens do município a Ruy Belo, para que os riomaiorenses não esqueçam um filho da sua terra. “Foi por isso que o Centro Escolar de S. João da Ribeira recebeu o nome de Ruy Belo. Foi por isso, e na mesma localidade, que se erigiu um busto do poeta, numa cerimónia que contou com a Dr.ª Teresa Belo, sua viúva, e com a presença da Dr.ª Maria Cavaco Silva. É por isso que na nossa biblioteca se evoca também Ruy Belo…” lembrou Isaura Morais.
Ruy Belo nasceu na freguesia de S. João da Ribeira. Ali viveu na infância e adolescência antes da vida o levar a licenciar-se em Direito em Lisboa, com passagem por Coimbra. Vida de estudo que o levou também a Roma e mais tarde a Madrid, de onde regressou apenas um ano antes da sua morte em 1978.
Ruy Belo é hoje tido como um dos maiores poetas portugueses da segunda metade do século XX, tendo as suas obras sido reeditadas diversas vezes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *