“O que comemos!?”
“No sentido de assinalar o Dia Mundial da Alimentação, o Museu propõe um conjunto de atividades dirigidas ao ensino pré-escolar e ao 1º ciclo. A obesidade, nomeadamente a infantil, preocupa tanto docentes como encarregados de educação e o estímulo à alimentação saudável torna-se cada vez mais pertinente. As sessões a desenvolver durante estas semanas, serão orientadas para o tema da alimentação e como vem sendo habitual, proporcionando o contacto dos intervenientes com o acervo do Museu.
Ao nível do pré-escolar e através de ações lúdico pedagógicas, os participantes terão que relacionar alimentos segundo o seu meio de origem, agrupando-os; organizá-los por cores; integrar cada alimento no nível correspondente na pirâmide dos alimentos; e na oficina de trabalhos manuais, através de recortes de folhetos de divulgação de produtos alimentares, irão conceber um prato com a sua refeição mais ou menos saudável, segundo o que apreenderam nas anteriores ações.
Para os alunos do primeiro ciclo e tendo em conta o ano que frequentam, as atividades serão semelhantes, sendo que no final, para além de conceberam o seu prato de refeição mais ou menos saudável, contarão as calorias (ainda que os valores de referência não sejam absolutamente reais) de forma a exercitarem o cálculo matemático.
Os principais objetivos deste conjunto de sessões são:
– assinalar o Dia Mundial da Alimentação (dia 16 de Outubro);
– estimular para uma alimentação saudável;
– distinguir os “bons” dos “maus” alimentos;
– explorar a origem do que comemos;
– estimular os trabalhos manuais;
– exercitar o reconhecimento de grupos através das cores;
– desenvolver o cálculo matemático;
– divulgar o cervo do Museu.
Destinatários: ensino pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico.
Calendarização: de 13 a 30 de Outubro.
Condições: manhã: 10 horas; tarde: 14 horas | duração 1 hora e 30 minutos | sujeita a marcação prévia.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *