Revista É Ribatejo
Destaque Notícias

NERSANT apresenta financiamento de micronegócios

 

NERSANT realizou sessão de networking na Startup Santarém ao abrigo do Ribatejo InovFin
Linhas de crédito para financiamento de micronegócios apresentadas a empreendedores do Ribatejo

Cerca de quatro dezenas de empreendedores e gestores de pequenos negócios estiveram na Startup Santarém, no dia 12 de julho, num encontro de networking do projeto financiado Ribatejo InovFin com entidades financiadoras. Para a ocasião, a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, convidou a Caixa Geral de Depósitos e a Garval para apresentar as linhas de crédito disponíveis para o financiamento de micronegócios.

A relação entre PME’s e entidades financiadoras é quase sempre uma relação tensa e com algumas dificuldades de compreensão mútua, que dificulta a questão do desenvolvimento da economia. Com o objetivo de agilizar este relacionamento, crucial para a competitividade empresarial da região do Ribatejo, a NERSANT decidiu colocar no mesmo espaço empreendedores e gestores de startups, bem como algumas entidades financiadoras com linhas de crédito para este público.

Com cerca de quatro dezenas de empresas e empreendedores presentes, a sessão contou, por isso, com a colaboração da Caixa Geral de Depósitos e da Garval. A CGD deu a conhecer duas ofertas disponíveis para financiar startups, a Caixa Invest Start e Caixa Invest Social, garantidas pelo FEI no âmbito do programa COSME e ainda duas outras soluções financeiras que privilegiam a inovação, a Caixa Invest Inovação e Caixa Invest Cultura Criativa. A Garval apresentou a linha de apoio ADN Startup, criada para apoiar a criação de empresas e o desenvolvimento de novos negócios, por empresas de pequena dimensão, na fase inicial do seu ciclo de vida através de financiamento bancário, com garantia mútua.

Para além da apresentação das soluções financeiras, CGD e Garval deram ainda algumas dicas para a apresentação de candidaturas bem-sucedidas, ou seja, com maior possibilidade de aprovação. As entidades referiram o apoio técnico da NERSANT ao empreendedorismo e à criação de empresas, nomeadamente no apoio à conceção do plano de negócios, como uma ajuda crucial ao sucesso das candidaturas a linhas de crédito e soluções de financiamento. No final das apresentações, muitas foram as questões colocadas pelos presentes e que foram prontamente respondidas quer pela CGD, quer pela Garval.

De referir que este encontro foi uma iniciativa do projeto Ribatejo InovFin, que visa promover a inovação e a literacia financeira como instrumentos fundamentais ao aumento da competitividade das empresas, a promoção de estruturas financeiras mais equilibradas e a melhoria das condições de acesso ao financiamento por parte das PME. Trata-se de um projeto dinamizado pela NERSANT e financiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Leave A Comment