Desde que foi lançado, em 2014, e até março de 2015, o Sítio do Empreendedor, da NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, já acompanhou a criação de 115 novas empresas, que geraram, 174 postos de trabalho, 1.8 milhões de euros de investimento inicial e um volume de negócios de mais de 7,6 milhões de euros. No total, a Associação Empresarial da Região de Santarém recebeu e trabalhou mais de 500 ideias de negócio. Todos os dados deste programa de estímulo à criação do próprio emprego foram apresentados hoje, no primeiro dia do Fórum Inovação e Empreendedorismo, que decorre em Santarém, no Convento de S. Francisco. O evento contou coma participação do Secretário de Estado do Emprego, Octávio Oliveira.

“Devo dar os parabéns à NERSANT por se dedicar há tantos anos ao empreendedorismo, conceito que só agora está na moda”, começou por dizer Octávio Oliveira, Secretário de Estado do Emprego, na sessão de entrega de certificados aos empreendedores que participaram no Sítio do Empreendedor, acrescentando ainda que “o empreendedorismo, não sendo uma varinha mágica, é muito importante para o desenvolvimento das regiões”, afirmou. E tendo em conta esta importância, Octávio Oliveira divulgou que os apoios do Governo vão ser reformulados, no sentido de prestar “mais e melhor apoio técnico àqueles que desejam constituir empresa. A NERSANT é das instituições do país que melhor apoio presta no âmbito do empreendedorismo”, ressalvou.
Para além disso, o Secretário de Estado revelou que o distrito de Santarém tem 19.200 pessoas desempregadas “números preocupantes, mas muito menores do que há um, dois ou três anos atrás. Há um ano atrás, por exemplo, tínhamos 22.000 pessoas desse pregadas. Por este motivo, devo dar os parabéns às empresas. Não é o Governo que cria emprego; quem cria emprego são as empresas, como aquelas aqui constituídas, e as instituições. Acredito em vós e ao acreditar em vós, acredito no futuro”, concluiu Octávio Oliveira.
O Sítio do Empreendedor é um programa dinamizado pela NERSANT e promovido por uma rede alargada de entidades do Ribatejo (municípios, entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, Business Angels e Incubadoras, associações), que visa promover o empreendedorismo e a criação e desenvolvimento de empresas na Região. O programa dirige-se a todos os empreendedores interessados em iniciar uma atividade ou criar uma empresa num dos concelhos pertencentes às zonas do Médio Tejo e da Lezíria do Tejo e teve como objetivos dinamizar a criação de empresas na região, capacitar os empreendedores para os desafios de iniciar uma nova atividade e lançá-la no mercado e proporcionar um ambiente integrado de apoio ao empreendedorismo na região.
A NERSANT acompanha todas as fases do projeto: divulgação, receção e encaminhamento de interessados; maturação da ideia; definição do modelo de negócio e mentoria; plano de negócios, financiamento e preparação do lançamento; licenciamento e instalação; acompanhamento pós-início de atividade. Foram criadas várias ferramentas de suporte: benchmarking internacional de programas de apoio ao empreendedorismo; metodologia de capacitação de empreendedores; criação de portal sitiodoempreendedor; estudo de tendências de novos negócios com aplicabilidade na região; criação de guião do empreendedor; criação de bolsa de equipamentos partilháveis; criação de bolsa de mentores; criação de ferramenta de apoio aos novos empresários – kit do empreendedor.
O Fórum Inovação e Empreendedorismo, que se realiza até amanhã, dedica-se ao debate das tendências de novos negócios, mercados de financiamento, balanço do projeto Sítio do Empreendedor, brokerage tecnológico e estratégias e financiamento para a inovação empresarial. Vai ainda ter lugar a entrega do prémio INOVAGRO 2014 e dos Kits do Empreendedor, assim como Certificados aos Empreendedores.
A sessão de hoje vai contar com a presença do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, que participará, a partir das 15h, no Seminário “Estratégias e Financiamento para a Inovação Empresarial”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *