Revista É Ribatejo
Notícias

Noite Equestre em Almeirim

 

Dizia o insuspeito Albert Einstein que “além das aptidões e das qualidades herdadas, é a tradição que faz de nós aquilo que somos”.

A noite de 17 de maio de 2024, na Arena de Almeirim, na cidade que lhe dá o nome, foi o exemplo mais claro da citação do célebre cientista. Claro e cheio de gente que coloriu a praça, respondendo ao convite da Santa Casa da Misericórdia de Almeirim. Gente que mascarou o frio com a emoção e assinou nas palmas de muitas mãos, uma noite que ficará na memória da (ainda) jovem arena.

A celebração teve o seu início com a recriação de uma procissão, pelas Gentes de Almeirim, que nunca faltam à chamada, quando o assunto é celebrar as tradições com a precisão etnográfica que os caracterizam. Como o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Almeirim, com a sua marca multigeracional, a provar que no Ribatejo sempre se bailará, enquanto existirem avós e netos a cantar, rodando as saias e sacudindo os barretes.

Miguel Fonseca apresentou um espetáculo singular, pontuado com momentos de beleza ímpar, seja na arte equestre, no dedilhar das guitarras e violas, nos bailados tradicionais e contemporâneos, ou na jovem voz da Fadista Margarida Rico, que acompanhou alguns momentos do evento.

O Folclore, o Fandango e o Fado foram prestigiados e homenageados, tal como o cavalo, figura protagonista da lezíria, a par do indissociável campino. Revisitaram-se “(…) as ganadarias extintas e os cavaleiros”, assinalados numa simulação exímia de toureio a cavalo e a pé.

E se todos estes fatores conjugados não fossem suficientes, um encerramento com a chave de ouro guardada na voz de Luís Trigacheiro, fez com que a noite da última sexta-feira seja recordada para sempre, ou até que haja uma próxima homenagem ao toiro, ao campino, à lezíria, ao mundo rural, à vida e ao “Ser Ribatejano”.

Os Ribatejanos e em particular os Almeirinenses sentir-se-ão orgulhosos da sua história, dos seus antepassados, do caminho que desenharam no tempo e que perspectivam no futuro. A Tradição é isso mesmo.

A Tradição foi ontem, numa noite memorável na Arena de Almeirim.

João Rosa Luz

Leave A Comment