O segundo dia da Feira Nacional de Agricultura, evento que decorre no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, até dia 14 de Junho, assumiu especial relevo com a realização da Gala de Entrega de Prémios “Os Melhores dos Melhores” dos Concursos Tradicionais Portugueses que decorreram no Centro Nacional de Exposições em conjunto com a Qualifica.

Foram entregues os prémios aos vencedores dos Concursos Nacionais de Chocolates, Licores, Doçaria Conventual, Doçaria Tradicional, Carnes, Enchidos, Pães, Broas e Folares, Queijos, Conservas de Pescado, Vinagres de Vinho, Sal e Ervas Aromáticas, cuja cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agro-Alimentar, Alexandre Vieira e Brito.

Premiar, promover, valorizar e divulgar a qualidade, especificidade e a diversidade dos produtos portugueses foi o objectivo do CNEMA que promoveu estas iniciativas em conjunto com a Qualifica.

As competições, realizadas em prova cega, tiveram como objectivo estimular a produção de qualidade, dar a conhecer os melhores produtos nas diferentes regiões do país, incentivar o seu consumo, promover o encontro de produtores, empresas, técnicos e apreciadores.

A pecuária esteve também hoje em evidência na Feira Nacional de Agricultura com a realização de diversas provas destinadas a promover a competição de vários dos exemplares em exposição.
No campo dos equinos, realizou-se o 12º Concurso Nacional da Égua Afilhada – Outras Raças, o 5º Concurso Nacional da Égua Afilhada da Raça Lusitana e o 22º Concurso Nacional Oficial das Coudelarias Portuguesas. Estas provas contaram com a presença de 40 éguas afilhadas e 5 coudelarias.

A animação é uma constante na Feira Nacional de Agricultura e o 1º domingo do evento não foi excepção com a “Prova de Condução de Cabrestos – Proca Casa Agrícola “José Dias””, a atuação de grupos de música popular e tradicional, de ranchos folclóricos e com a realização de mercados tradicionais e animação nos restaurantes e no recinto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *