Imagem 200

Ourém recebeu uma comitiva de Selçuk (Turquia) chefiada pelo presidente da autarquia, Dahi Zeynel Bakici, entre os dias 11 e 14 de julho. Esta visita permitiu dar a conhecer o concelho de Ourém e estabelecer a primeira parceria formal entre um município português e um congénere turco. A sessão solene decorreu no dia 12 de julho e o protocolo de intenções assinado formaliza a vontade dos dois municípios constituírem formas de cooperação em diversas áreas.
“Este é apenas o primeiro passo para podermos chegar mais longe” defendeu Paulo Fonseca no momento de assinatura do protocolo, pois “ao celebrarmos esta intenção é importante que os nossos povos compreendam a importância que tal colaboração terá no futuro”. De facto, “este é um dia histórico”, já que “é a primeira vez que um município português estabelece um protocolo de cooperação com um município turco”, acrescentou Paulo Fonseca.
O protocolo de intenções celebrado com Selçuk determina a realização de ações de cooperação em domínios como administração e gestão municipal, saúde, cultura, desenvolvimento sustentável, urbanização, educação, desporto, proteção ambiental, juventude e turismo. Aqui, Paulo Fonseca realçou que “o Município de Ourém é um município diferente porque tem uma marca mundialmente conhecida, que é o Santuário de Fátima”, mas tem também “outro conjunto de atrações como o maior trilho de pegadas de dinossáurios do mundo”. A finalizar, Paulo Fonseca defendeu que “é necessário promover um diálogo multicultural e o respeito mútuo” e que “este protocolo é um desafio para construir a paz e um exemplo de cooperação entre povos”.
Dahi Zeynel Bakici afirmou estar “convicto de que será uma parceria muito proveitosa para os dois municípios” e manifestou vontade de desenvolver várias iniciativas, nomeadamente na área da educação e ação social. O presidente da Câmara de Selçuk realçou também os principais pontos turísticos da região, em especial a Casa da Virgem Maria (Selçuk é a terra onde a Virgem Maria terá vivido os últimos anos de vida) e o túmulo do apóstolo S.João.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *