Revista É Ribatejo

Pedro Barroso comemora «50 anos de música e palavras»

 

Pedro Barroso comemora «50 anos de música e palavras» com concerto no Teatro Virgínia

É um Teatro Virgínia completamente esgotado que recebe no próximo sábado, a partir das 21h30, o concerto comemorativo dos «50 anos de música e palavras» de Pedro Barroso, uma das míticas vozes da música portuguesa.

Cantor de intervenção e defensor da liberdade, fez questão de estar entre os seus conterrâneos e amigos de sempre, numa noite de grandes emoções para ele e para todos nós. Cantautor de renome, foi com efeito, uma das vozes de Abril, em tempos de luta pela democracia e pela liberdade. Neste concerto recordará alguns dos seus maiores êxitos, entre tantas canções criadas ao longo da vida. E também não faltarão convidados e amigos. Uma noite para lembrar em festa uma vida cheia de música e palavras. Uma noite também, decerto, para viver muitas emoções. “Daqui sempre sai e aqui voltei. Esta é a minha terra. Aqui pertenço.” Pedro Barroso

Músico, autor e compositor, nasce em Lisboa (28.11.1950) mas com poucos dias vai para Riachos (concelho de Torres Novas), terra de seu pai. Inicia aos 10 anos estudos na Fundação Musical dos Amigos das Crianças, de Adriana de Vechi. Estreia-se muito jovem no Teatro Radiofónico (1965) e, como cantautor, no programa “Zip-Zip” (1969), grava o EP “Trova-dor” (1970). Com mais de 30 discos editados), publicou também poesia. Em 1994 foi nomeado como “Ribatejano ilustre” pela Casa do Ribatejo. Em 1998, por amizade com José Saramago (Prémio Nobel da Literatura), torna-se num dos muito poucos autores que com ele compartilha obra editada, sendo coautor do tema “Afrodite”. Em 2008 foi distinguido pela Associação 25 Abril. Em 2017 recebe a Medalha de Honra da Sociedade Portuguesa de Autores, pelo seu exemplo de vida e obra. Comunicador de referência, é apontado como o último “Trovador” português.

Leave A Comment