Pombinhas de Santarém regressam com o In Santarém 2019 em 32 pastelarias e cafés da cidade

As saudosas Pombinhas voltaram aos cafés e pastelarias de Santarém para mais uma campanha de verão, no âmbito do projeto municipal Santarém Cultura / ‘In Santarém 2019 – Festival de Artes e Cultura’, numa parceria entre o Município de Santarém, a Nobre e a Compal-Sumol.

O ‘Menu História com Arte … Pombinhas de Santarém’ foi hoje, 22 de julho, apresentado no centro histórico da cidade, no emblemático Café Central, e estará disponível em 32 cafés e pastelarias de Santarém. A iniciativa estende-se até 21 de setembro, terminando no mesmo dia em que a quinta edição do In Santarém se despede de 2019.

Inês Barroso, vereadora com o Pelouro da Cultura, e vice-presidente do Município de Santarém, destacou as “pombinhas como um ícone da cidade e do Concelho”, que apelam à saudade e aos tempos em que podiam ser vulgarmente compradas nas padarias da cidade. A vereadora enalteceu a “recuperação” que este bolo tem sido alvo nos últimos anos, bem como a procura por parte de visitantes “que já as procuraram para as levar para casa”, revelou.

Realçou ainda “aqueles que tornam possível Santarém ter esta oferta”, no qual “se associam e contribuem para o sucesso desta campanha”, referindo-se às empresas que, em parceria, fornecem os produtos alimentares que guarnecem o ‘Menu História com Arte … Pombinhas de Santarém’, que têm por base, para além das próprias pombinhas, o fiambre e o presunto da Nobre, juntamente com os sumos da Compal.

Há muito associadas a Santarém e arredores, as Pombinhas têm um sabor ligeiramente adocicado, sendo confecionadas com massa de farinha de trigo, daí resultando um misto de pão e bolo tradicional.
Desde sempre apontadas como símbolo do culto do Espírito Santo, festejos com forte implantação na região de Santarém, conta a tradição que este bolo celebra a amizade e a reconciliação. Consta mesmo que terá feito parte do bodo distribuído aos pobres no dia de Pentecostes, data assinalada 50 dias após a celebração da Páscoa.

Estabelecimentos aderentes da campanha ‘Menu História com Arte … Pombinhas de Santarém’

Café Choupal
Café Restaurante Dona Crepioca
R25
Lusitânia Café-Snack Bar
Cesta do Bairro
Encontro de Águas
Pastelaria Marques e Montês – Ribatejana
A Padeirinha de Santarém
Simplesmente Marta
Botequim I – Cafetaria Pastelaria
Botequim II – Cafetaria Pastelaria
Pastelaria Zenith
Encanto Guloso
Apolo 75, Café – Snack-bar
Pastelaria Hozel
Bar Ribatejo
Central, Café, Restaurante & Tasco
Cidadão – Café
Pastelaria Bijou I
Pastelaria Bijou II
Pastelaria Bijou III
Pastelaria Canto da Cruz
Pastelaria e Confeitaria BomBom
Pastelaria Histórica
Feitó Bife
Burguesita, Hamburgaria e Pregaria (em vias de abrir)
Cafetaria Piso 0 W Shopping
Cafetaria Piso 1 W Shopping
Esplanada-Bar Jardim do Mergulhão
Pastelaria Santa Clara I
Pastelaria Santa Clara II
Pastelaria Santa Clara III
Pastelaria Monte Carlo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *