Praia Fluvial do Agroal é “Praia Acessível, Praia para Todos”

A Praia Fluvial do Agroal é desde a passada sexta-feira, dia 15 de julho, “Praia Acessível, Praia para Todos”. O Município de Ourém tomou as diligências necessárias para a obtenção da Bandeira “Praia Acessível, Praia para Todos”, galardão obtido na época balnear de 2016 após parecer favorável da Agência Portuguesa do Ambiente. Este galardão reconhece os diversos melhoramentos realizados que criaram condições de acessibilidade, segurança e conforto para todas as pessoas, independentemente da sua idade, de possíveis dificuldades de locomoção ou de outras incapacidades que condicionem a sua mobilidade.

A Bandeira “Praia Acessível, Praia para Todos” foi hasteada na Praia Fluvial do Agroal pelo Presidente Paulo Fonseca e pela Presidente da empresa municipal OurémViva, Lucília Vieira, na presença de um representante da União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais e do proprietário do estabelecimento comercial aí instalado. A obtenção do galardão em causa teve por base alguns arranjos e melhorias executados, nomeadamente a criação de mais três lugares de estacionamento para deficientes junto à piscina, o reforço dos apoios fixos em cada casa de banho de deficientes, a sala de primeiros socorros foi remodelada e desimpedida para um melhor apoio a pessoas de mobilidade reduzida, a criação de zonas de sombreamento no deck e a colocação de painéis informativos sobre o programa “Praia Acessível, Praia para Todos” em formato A3 para uma melhor leitura.

Além dos melhoramentos referidos, procedeu-se também a outros arranjos de valorização do espaço público como a colocação de gradeamento no muro junto à piscina da Praia Fluvial, o aumento da área de deck e manutenção e reparação do deck de madeira existente, um corte no muro de acesso à piscina que provocava um sombreamento incómodo, reforços de areia nas margens do Rio Nabão, colocação de calçada junto à entrada para o Rio, limpeza da vegetação nos acessos rodoviários e nas margens do Agroal e a manutenção dos espaços verdes e ajardinados, bem como da rede de esgotos domésticos. Foi também criado o Comité de Gestão do Agroal que ao ser composto por elementos do Município de Ourém das áreas do ambiente, sustentabilidade e obras municipais, bem como da empresa municipal OurémViva, permite uma gestão integrada do espaço.

Embora a Praia Fluvial do Agroal seja um local de visita durante todo o ano é no período estival que o número de visitantes aumenta e de modo significativo, registando-se frequentemente a presença de milhares de pessoas naquele local. Assim, e para garantir todas as condições necessárias, está assegurado o funcionamento da Cafetaria do Agroal que durante toda a época balnear disponibiliza diversos tipos de comidas e bebidas, bem como esplanadas com música ambiente, a limpeza diária e acompanhamento permanente dos sanitários e balneários, a manutenção da rede de escoamento de esgotos domésticos e estação elevatória existente. Está também garantida a manutenção de todos os espaços verdes e zonas relvadas, a vigilância e socorro a banhistas pela presença de 2 Nadadores Salvadores em permanência 7 dias por semana, das 09h00 às 19h00, bem como todos os equipamentos de socorro necessários, a presença de uma ambulância e respetiva equipa de bombeiros aos fins de semana e feriados, durante toda a época balnear, no horário das 09h00 às 19h00 e a segurança de bens e pessoas promovida pela GNR que efetua rondas ao local, com um intuito dissuasor e de controlo do trânsito e sempre que possível em coordenação com os nadadores salvadores de serviço.

O Presidente Paulo Fonseca anunciou ainda a construção do parque de estacionamento da Praia Fluvial do Agroal com cerca de 80 novos lugares, que deverá estar concluído até ao final da atual época balnear. Informou ainda que será reposto um dos elementos históricos do Agroal, nomeadamente uma antiga nora que será um elemento decorativo de embelezamento do espaço. A terminar, a confirmação de que os últimos resultados das análises da qualidade da água do Agroal, a classificam como “excelente”.

IMG_8822

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *