DSC_6908

A apresentação oficial da 51ª Feira Nacional de Agricultura/ 61ª Feira do Ribatejo decorreu ontem, dia 5 de Maio, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém. Na apresentação do evento esteve presente Luís Mira, Administrador do CNEMA, Vasco Gracias, director executivo do CNEMA e Ricardo Silvestre, Presidente da Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais (APPPFN).
O evento realiza-se de 7 a 15 de Junho e incide na temática da “Produção Nacional”, no sentido de realçar a importância dos produtos portugueses no sector agrícola, nomeadamente através da realização de actividades como seminários, colóquios, apresentações de produtos e demonstrações. No dia 9 de Junho irá realizar-se um colóquio com a presença da Ministra da Agricultura, Assunção Cristas, e dos secretários de Estado, em que serão apresentadas as principais decisões nacionais sobre a política agrícola comum para o período de 2014/2020.
A Feira integra um espaço de exposição dedicado à iniciativa “Portugal Sou Eu” que tem como objectivo valorizar a produção nacional e promover os produtos nacionais, programa este do Ministério da Economia e do Emprego.
Pelo quinto ano consecutivo, a Feira Nacional de Agricultura conta com a presença da Feira Empresarial da Região de Santarém (FERSANT), iniciativa esta que pretende representar a economia da zona. Por outro lado, decorrerá a 2º edição de Verão da Lusoflora – Exposição e Venda de Flores e Plantas de Portugal.
O certame conta ainda com o Salão Prazer de Provar, destacando-se a empresa “O Quentinho”. O visitante poderá encontrar vários tipos e formatos de pão, entre as 12h e as 22.30h. O evento contará com iniciativas abertas à participação dos visitantes como a “Mercearia da Feira”, local onde se poderá adquirir produtos dos diversos expositores presentes, “Demonstrações de Cozinha ao Vivo” e o programa “Portugal Sou Eu”.
Na 2ª edição de Verão da Lusoflora o espaço é dedicado à horticultura ornamental e à exposição e venda de plantas ornamentais e flor de corte. Vão estar presentes floricultores do Montijo para darem a conhecer a produção das flores.
Pela primeira vez irão decorrer demonstrações ao vivo de máquinas e equipamentos, para que os agricultores possam assistir àquilo que as máquinas são capazes de fazer.
Quanto à área da Pecuária, vão decorrer concursos com equinos, bovinos, ovinos e suínos. Também decorrerão algumas acções com os caninos: exposição canina especializada de raças portuguesas comemorativa do Dia de Portugal (10 de Junho), Agility (dia 10) e Corrida de Galgos (dia 15).
A Feira contará com a participação de restaurantes de carnes de raças autóctones e tasquinhas regionais.
No que diz respeito à animação nocturna os visitantes poderão assistir às largadas de toiros, desfiles e provas de campinos, actividades equestres, demonstrações de escolas de toureio, treino de forcados, provas de velocidade, perícia e condução de cabrestos, exibições de folclore e música tradicional e popular. Quanto aos concertos, no dia 7 de Junho (sábado) é Pedro Abrunhosa & Comité Caviar que sobe ao palco, David Antunes & Midnight Band e Amigos (Pedro Fernandes, Vanessa Silva, FF, Herman José e Simone de Oliveira) no dia 9, GNR (dia 13) e Anselmo Ralph (dia 14). Vai haver o “Concurso A Melhor Voz das Escolas de Santarém”, no dia 11 de Junho. O Encontro de Tunas Académicas e um Baile à Moda Antiga com Pedro Rodrigues acontecem no dia 12.
O orçamento total do evento é de 900.000 euros, sendo que houve uma redução em 20% face ao ano de 2013.
O preço do bilhete diário é de 6 euros, as cadernetas de 10 bilhetes são 40 euros e o Livre-Trânsito são 20 euros. No dia 11 a entrada é gratuita. Estes podem ser adquiridos nas bilheteiras do CNEMA, CTT e Ticketline.

Vânia Cláudio

DSC_6909

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *