Professores e alunos do Projeto Erasmus+ HOPE recebidos no Salão Nobre dos Paços do Concelho

Os 43 professores e alunos que participam no Projeto Erasmus+ HOPE, na Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, foram recebidos por João Leite, Vice-presidente da Camara Municipal de Sanarem (CMS) na manhã desta segunda-feira, 9 de maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

João Leite deu as boas vindas à comitiva composta por 11 professores (4 portugueses e 7 estrangeiros) e por 32 alunos (17 portugueses e 15 oriundos da Polónia, Macedónia do Norte e Itália) referindo “desfrutem do nosso Concelho, visitem os nossos monumentos e os nossos jardins, provem a nossa gastronomia e desfrutem do nosso rio Tejo, e mais tardem voltem, estaremos sempre de braços abertos para vos receber”.   

O Projeto HOPE (Happiness, Optimism, Positivity and Ethos nas escolas) sugere que as escolas para além de se concentrarem no desempenho acadêmico, devem também cuidar do bem-estar, do caráter e da felicidade das crianças. Os resultados da pesquisa sugerem que os educadores submetidos a uma intervenção de educação física têm menos emoções negativas, sentimentos reduzidos de depressão e um aumento nos estados mentais positivos (Kemeny et al, 2012). Alguns professores relatam que são mais capazes de gerir as suas salas de aula e manter relacionamentos de apoio com os alunos após concluir um programa de treino de EF.

A Educação Positiva (EP) e a Educação do Caráter (EC) são dois movimentos atuais na educação. Programas de intervenção escolar baseados em EF e EC provaram ser benéficos para alunos, professores e escolas em termos de desempenho e bem-estar. No entanto, a maioria dos professores e escolas na Europa não está familiarizada com os princípios e métodos das duas abordagens.

O objetivo do HOPE é aplicar os princípios, métodos e técnicas de EF e EC em ambientes escolares em toda a Europa. Uma meta que será alcançada com o desenvolvimento dum pacote educacional inovador, com a participação ativa e dedicação de oito organizações fortes nos seis países participantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.