DSC_1785

A XXXII Feira Agrícola e Comercial de Alpiarça – Alpiagra – realiza-se de 6 a 14 de Setembro, no Largo da Feira. O certame deste ano marca o centenário do concelho e é neste palco que se mostram as actividades que se desenvolvem ao longo de todo o ano, não só no âmbito da agricultura e do comércio, mas também na vertente cultural, etnográfica, desportiva, do artesanato e da gastronomia.
Com uma previsão de custos de 65 mil euros (menos 45 mil euros que no ano anterior) e com o aumento de expositores para 130, é neste espaço que acontece o reencontro entre alpiarcenses e a aproximação entre estes e os visitantes das regiões vizinhas. Os custos reduzidos foram conseguidos devido ao valor dos espectáculos mas também porque algumas Câmaras Municipais (de Almeirim e Cartaxo) cederam alguns dos stands que vão ficar expostos. Desta forma, não houve a necessidade de recorrer à prestação de serviços por parte de outras empresas.
Na feira haverá um enfoque especial para a doçaria local. “Queremos dar realce a uma doçaria muito rica que não tem tido a divulgação e a promoção desejável, mas que procuraremos a partir deste Alpiagra reverter esta situação e valorizar um conjunto de doces tradicionais do nosso concelho. O destaque vai para o Pão-de-Ló de Alpiarça que tem características muito próprias e que pouca gente conhece”, referiu o Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, Mário Pereira.
A organização continua a apostar na produção cultural musical do concelho actuando, assim, alguns dos artistas da terra: o Orfeão da S.F.A. 1º de Dezembro, a Banda da S.F.A. 1º de Dezembro, Ranchos de Folclore, Casimira Alves, António Figueiredo e a banda Dó Mi Sol. Outros dos espectáculos a que se podem assistir são a revista “E porque não emigras” com Carlos Areia, Patrícia Candoso, Marta Fernandes, Paulo Patrício e Rosa Soares (dia 6); Espectáculo Alfama (dia 8); David Antunes com Vanessa Silva, FF e Pedro Fernandes (dia 10); Os Bico D’obra (dia 11); Tributo aos ABBA (dia 12) e Melão (dia 14).
Vão acontecer três colóquios ao longo do certame: “Associar para ganhar” organizado pela Confederação Nacional de Jovens Agricultores (dia 7); “Bombas solares: a melhor solução de poupança energética”, organizado em parceria entre TEP Energia LDA e a FREZITE (dia 11) e “Crie a sua oportunidade”, organizado pela NERSANT (dia 14). O workshop “Pintura em Tecido”, organizado por Marília Reguinga, acontecerá no dia 12.
No espaço vão ainda estar presentes Tasquinhas/ Restaurantes, um Espaço para Artesanato, um Salão de Actividades Económicas e do Vinho e uma Exposição de Veículos Automóveis, tractores e máquinas agrícolas. Será mantido o Espaço Lúdico/Desportivo onde as crianças podem desfrutar de actividades desportivas, de leitura e de teatro com fantoches, assim como a Quinta Pedagógica onde vão poder estar em contacto com a natureza e com os animais domésticos.

Vânia Cláudio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *