REI E RAINHA DAS VINDIMAS DO CONCELHO DO CARTAXO

JOVENS CANDIDATOS JUNTOS PELA PRIMEIRA VEZ EM PASSEIO CONVÍVIO

  • Do Museu Rural e do Vinho até aos campos que são a expressão vitivinícola do concelho, com paragem para desfrutar de uma experiência mais radical, até acabar a tarde nas águas tranquilas do Tejo, os jovens candidatos a Rei e Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo farão, no passeio convívio de dia 18 de julho, um percurso inesquecível pela sua própria história e identidade, enquanto reforçam laços e espírito de grupo.
  • Hoje, dia 16 de julho, terça-feira, candidatos, famílias e autarcas das freguesias, estarão na Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita para uma reunião de trabalho com início marcado para as 18h00 (esta reunião não é pública. Os órgãos de comunicação social poderão recolher imagens e/ou declarações antes do início da reunião ou no seu final).

 

 Já são conhecidos onze jovens que, no dia 14 de setembro, subirão ao palco da Gala de Eleição do Rei e Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo. Neste dia, os jovens prestarão as provas finais, mas a avaliação que o júri fará da sua prestação, começa bem mais cedo, é caso para dizer que estes jovens não trabalhar muito durante as férias de verão – vão ter um vídeo para produzir e apresentar ao júri logo no início de setembro, vão ter que estudar para obter a melhor classificação possível na Prova Escrita e ainda terão de garantir que a sua prova de Expressão e Comunicação lhes garante uma boa avaliação.

Antes de toda esta azáfama se iniciar, a área de Cultura da Câmara Municipal do Cartaxo, vai levar estes jovens a dar um passeio descontraído pelo concelho. Se é verdade que o objetivo central deste passeio é que os jovens se conheçam melhor e criem os laços que os farão entender a Eleição como uma oportunidade de construir novas amizades, a verdade é que também tem como objetivo mostrar-lhes o concelho, a sua história e as suas potencialidades.

Neste primeiro Passeio, os jovens vão contar com alguém bem especial para lhes dar a conhecer Marcelino Mesquita – a historiadora Zelinda Pêgo –, no que será uma palestra informal, mas imprescindível, já que este ano a Câmara Municipal assinala o Centenário da Morte de Marcelino Mesquita, e a Eleição do Rei e da Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo, terá no dramaturgo, a inspiração para as provas e para a Gala final.

Programa do Passeio Convívio – 18 de julho – quinta-feira

(este Passeio pode ser acompanhado por órgãos de comunicação social)

 

9h30 – Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita

Apresentação das candidatas e candidatos

Palestra A Vida e a Obra de Marcelino Mesquita, pela Dra. Maria Zelinda Pêgo.

11h00 – Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo

Visita Guiada ao Museu

12h00 – Quinta dos Filipes – Vale da Pinta

Introdução à Prova de Vinhos, por Lúcia Jin.

(Almoço partilhado a partir das 13h00)

15h00 –My Camp – Quinta da Broeira

Prática de Slide.

17h30 – Valada

Passeio de Barco no Tejo, com Ollem Turismo Fluvial.

As candidatas e os candidatos serão avaliados nas seguintes provas:

  • Prova de Expressão e Comunicação que terá lugar no Centro Cultural do Cartaxo, no dia 4 de setembro, às 21h30.
  • Produção de Vídeo com o tema Visitem a Minha Freguesia. Os candidatos de cada freguesia trabalharão em conjunto decidindo os conteúdos do vídeo, escrevendo o guião e serão os “apresentadores” da história que decidirem contar. Este ano, pela primeira vez, a câmara municipal apoiará os candidatos disponibilizando um técnico de multimédia para a recolha de imagens e edição final do vídeo – todas as decisões sobre este trabalho serão tomadas pelos jovens. Os vídeos serão publicados no site do Município a partir de dia 6 de setembro.
  • Prova escrita de conhecimentos que será realizada no dia 9 de setembro.
  • Gala de Eleição que decorrerá no dia 14 de setembro, sábado, às 21h30, na Praça 15 de Dezembro. Nesta Gala, as candidatas e os candidatos serão avaliados em três desfiles – traje regional, traje casual e traje de noite. Este ano serão também avaliados pela sua prestação numa curta conversa em palco, com os apresentadores da Gala.

 CANDIDATOS E CANDIDATAS 2019

União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta

Inês Alves Magalhães

Dinis Manuel Almeida Barrela

União de Freguesias de Ereira e Lapa

Beatriz Isabel Bento Isidoro

João Pedro Carniça Descalço

Pontével

Soraia Filipa Lourenço Calixto

Joel Francisco Teodoro Adrião

Valada

Inês Maria de Sousa

Reinaldo Duarte

Vale da Pedra

Rafaela Ferreira de Oliveira

(candidato ainda não apresentado)

 Vila Chã de Ourique

Rita Gomes Silvério

Bernardo Nuno Ferreira Simão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *