Primeira reunião de trabalho dos candidatos e candidatas ao título de Rei e Rainha das Vindimas do Cartaxo 2016 marca início do percurso que os jovens terão de percorrer até ao espetáculo final.

 Os candidatos e as candidatas a Rei e Rainha das Vindimas do Cartaxo 2016 tiveram a sua primeira reunião de trabalho, no passado dia 20 julho, na Câmara Municipal do Cartaxo. A reunião serviu para que os 12 candidatos e candidatas estabelecessem um primeiro contacto entre si e conhecessem a equipa que os vai acompanhar nesta jornada.

A Eleição Rei e Rainha das Vindimas do Cartaxo 2016 surge com algumas novidades em relação às edições anteriores, para além de uma antecipação da data do espetáculo final, realizado habitualmente em outubro, também as provas que compõem esta Eleição foram alvo de mudanças.

A Visita Guiada foi substituída por uma prova com o tema Visitem a Minha Freguesia – que consiste na realização de um pequeno vídeo de 2 minutos e sua posterior apresentação pública. A prova marca o início do percurso público dos candidatos e candidatas nesta corrida ao trono e conta com um desfile em traje casual que substitui o que decorria no espetáculo final – desfile que, não sendo pontuável, permite ao público ficar a conhecer melhor cada um dos 12 candidatos ao título Rei e Rainha das Vindimas do Cartaxo 2016. A prova de apresentação da freguesia terá lugar no dia 20 de agosto, na discoteca Horta da Fonte, a partir das 21h00. Com um peso de 15% para a pontuação final, esta prova é realizada pelos dois candidatos da freguesia em conjunto mas a avaliação será individual.

O segundo momento de avaliação terá lugar a 7 de setembro e permitirá avaliar o conhecimento que os jovens candidatos e candidatas têm sobre o concelho. A Prova Escrita de Conhecimentos incidirá, este ano, sob o tema dos 200 anos de elevação do Cartaxo a concelho e, para além, das habituais perguntas de escolha múltipla, terá, também, uma pergunta de desenvolvimento. Anteriormente avaliada pelo júri que acompanha todas as provas dos candidatos, este ano a prova será avaliada por um professor convidado pela organização e que, mediante matriz de correção, irá avaliar os conhecimentos adquiridos, capacidade de escrita e coerência de ideias dos jovens. Para preparação da prova, os candidatos e candidatas terão, também, um maior apoio por parte da equipa da Câmara Municipal do Cartaxo que os acompanha neste percurso e está já a preparar um dossier com a matéria mais relevante sintetizada, disponibilizando, também, uma vasta bibliografia de importantes obras sobre o tema, existentes quer na Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita, quer nas bibliotecas das freguesias. Esta prova representa 30% do total da pontuação.

A Prova de Expressão e Comunicação surge este ano integrada no Espetáculo Final, numa performance em que todos os candidatos e candidatas estarão juntos em palco. Sob o tema Cartaxo 200 Anos – Personalidades e com um tempo limite de três minutos, os candidatos terão de escolher uma personalidade da freguesia que representam e apresentá-la de forma dramatizada. A Prova de Expressão e Comunicação representa 15% da pontuação final e permite ao júri avaliar a capacidade de expressão e fluência verbal, expressão corporal, atitude e postura em palco de cada jovem. Tal como na prova Visitem a Minha Freguesia, esta prova será realizada em conjunto pelos dois candidatos de cada freguesia mas a avaliação é individual.

A última etapa do percurso dos jovens candidatos e candidatas – o Espetáculo Final – vai, este ano, ter lugar na Praça 15 de Dezembro, em frente ao Edifício Sede do Município. Para além da Prova de Expressão e Comunicação, também o Desfile em Traje Regional e o Desfile em Traje de Gala constituem prova a avaliar no decorrer do espetáculo. Os dois desfiles valem 40% da pontuação final. O Espetáculo tem data marcada para 17 de setembro, a partir das 21h00.

O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, elogiou o esforço que “uma vez mais, as juntas de freguesia fizeram para encontrar os 12 jovens que as vão representar”, explicando que “este era o momento para traçarmos um novo rumo para a Eleição Rei e Rainha das Vindimas do Cartaxo. Iniciámos este percurso em 2014 – quando introduzimos a vertente masculina e, este ano – convergindo todas as ideias que nos foram chegando de autarcas, munícipes e anteriores candidatos – penso que demos mais um passo neste caminho de revitalização e inovação, enriquecendo, ainda mais, este grande evento da nossa terra – com a certeza de que queremos manter viva a tradição.”

Candidatos e candidatas 2016

Ana Sofia Ferreira – Cartaxo /Vale da Pinta – 20 anos

Beatriz Torres Abade – Valada – 17 anos

Mariana Inês Carvalho – Pontével – 20 anos

Catarina Bento – Vale da Pedra – 14 anos

Yelyzaveta Kulyk – Ereira/lapa – 19 anos

Vera Azinheira Nogueira – Vila Chã de Ourique – 17 anos

 

José Miguel Duarte – Cartaxo/Vale da Pinta – 21 anos

Henrique Manuel Pereira – Valada – 17 anos

João Miguel Costa – Pontével – 21 anos

João Ricardo Ferreira – Vale da Pedra – 19 anos

Tomé Ferreira – Ereira/Lapa – 18 anos

Luís Miguel Espirito Santo – Vila Chã de Ourique – 23 anos

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *