De 30 de abril a 3 de maio, em Coruche, celebra-se a 12ª edição dos Sabores do Toiro Bravo, em que, a carne de touro bravo é, naturalmente, o principal ingrediente, fazendo jus à expressão adotada “Faça uma pega de caras … no prato!”
Para esta edição contam-se como restaurantes aderentes O Farnel, Sabores de Coruche, Jakim Girassol, A Tasca, O Choupo e Fonte de Pau para saborear o lombo do touro bravo, a espetada de bezerra brava em pau de louro verde, o rabo de boi estufado, o bife de touro bravo recheado e muitas outras iguarias da gastronomia e doçaria ribatejanas que também pode provar nas diversas associações presentes.
Do evento gastronómico fazem parte mostras de artesanato, tasquinhas de petiscos e muita animação musical em concertos programados em passagem itinerante à hora das refeições e também em exterior, na Praça de Água, na envolvente da praça de Touros. Música Popular Portuguesa e Flamenco serão os sons privilegiados!
A etnografia terá este ano um grande destaque. Comemora-se os cinquenta anos do Rancho Folclórico Regional do Sorraia, que organiza o I Festival do Ribatejo no dia 1 de maio pelas 16 horas com a participação de cinco ranchos do Ribatejo. O Folclore estará presente também no IV Encontro de Folcloristas “Bailar com Paixão” organizado pelo Rancho Folclórico “Os Camponeses de Santana do Mato” e que irá proporcionar a todos os que quiserem participar, workshops de dança.
Deste intenso programa faz parte também uma mostra expositiva de pintura de Carlos Branquinho com o título “Arte com Toiros”.
A animação taurina terá grande destaque este ano com uma novidade: A apresentação de Tourada à Corda com os pastores da ilha Terceira e organização da Comissão de Festas, antecipando um pouco da programação das Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo. O grupo de Forcados Amadores de Coruche organiza também demonstrações de pegas de caras e cernelha assim como de Toureio a Pé, pela Escola de Toureio do Campo Pequeno.
Também durante o fim de semana, será apresentada a 2ª edição da Exposição de Clássicos (2 e 3 de maio), uma exposição dedicada a carros e motos clássicos no edifício da antiga central de Camionagem.
No exterior de Praça estarão representadas várias associações do concelho, produtores locais e mostra de artesanato que irão complementar a animação gastronómica que vai decorrendo dentro da praça. Muitas e boas razões para visitar os Sabores do Toiro Bravo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *