Santarém adere à Semana Europeia da Mobilidade

A autarquia scalabitana submeteu à Comissão Europeia a sua proposta de adesão à Semana Europeia da Mobilidade (SEM) com êxito, que decorre de 16 a 22 de setembro, com atividades dedicadas ao ambiente e à mobilidade sustentável (http://www.apambiente.pt/).

A SEM tem início no dia 16 de setembro, pelas 18 horas, na Casa do Ambiente, com a inauguração da exposição fotográfica “Aves do Ribatejo”, da autoria de José Freitas, que vai estar patente até 14 de outubro, no edifício da Sala de Leitura Bernardo Santareno.

No dia 17, o programa da SEM começa às 9h30, desafiando os munícipes a viver o Tejo. TEJOAlive – é um percurso pedestre de interpretação ambiental, na margem direita do rio Tejo, com início no Jardim Portas do Sol e termina nas Caneiras. O transporte de regresso será assegurado pelo autocarro da Câmara Municipal até ao Jardim da República. Durante o trajeto, em pontos de observação da biodiversidade, os investigadores Ana Veríssimo, Filipe Ribeiro e César Garcia, o “amante” da fotografia José Freitas e Teresa Serrano, representante da entidade líder da Cultura Avieira, partilham o seu conhecimento com os participantes. É um percurso pedestre de dificuldade média, com cerca de 6,5 km, de participação aberta.

A organização, da responsabilidade da Câmara Municipal de Santarém, conta ainda com a parceria da União de Freguesias da Cidade de Santarém, dos Bombeiros Municipais de Santarém, da Associação Scalabis Night Runners, da empresa municipal Viver Santarém e do Clube de Canoagem Scalabitano, que dinamiza uma descida de canoa, acompanhando o percurso pedestre da Ribeira de Santarém às Caneiras.

TEJOAlive termina pelas 13 horas, com um almoço, opcional, no Restaurante “O Ramiro”. As inscrições para as atividades são gratuitas, mas limitadas à disponibilidade de recursos logísticos, pelo que devem ser realizadas impreterivelmente até dia 12 de setembro, no Posto de Turismo ou através do site do município. Para mais informações contatar a EMAS – Equipa Multidisciplinar de Ação para a Sustentabilidade através do número 243 304 450, email emas@cm-santarem.pt .

No dia 19 de setembro a associação Scalabitrilhos, promove a atividade “Bike Work – A pedalar para o trabalho”, uma sensibilização para que os munícipes, nesse dia, se desloquem para o seu local de trabalho, num meio de mobilidade suave – a bicicleta.

A Scalabitrilhos organiza ainda, no dia 20 de setembro, um Circuito de BTT, com participação aberta e início pelas 20 horas no Largo do Seminário.

A SEM culmina no dia 22 de setembro, Dia Europeu Sem Carros, e para assinalar este dia, a Praça do Município fica limitada ao tráfego automóvel, das 8 às 18 horas.

O encerramento da SEM tem lugar na Casa do Ambiente, pelas 18 horas com o “Fórum Energia – Apresentação da Estratégia Ambiente & Desenvolvimento 20+”, no âmbito do Pacto de Autarcas, um compromisso Europeu.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *