Santarém de Barrete na F.N.Agricultura
O “Dia do Município de Santarém”, 7 de junho, na Feira Nacional de Agricultura, foi apresentado em conferência de imprensa esta terça-feira, dia 15, pelas 15h30 na Sala dos Azulejos dos Paços do Concelho
Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), Inês Barroso e Jorge Rodrigues, Vereadores da CMS, e Vasco Gracias, Diretor Executivo do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), fizeram a apresentação dos principais destaques para o “Dia de Santarém”.
Ricardo Gonçalves afirmou que “o Município de Santarém pretende marcar presença na Feira Nacional da Agricultura 2018 (FNA18) com o objetivo de dar as boas-vindas aos visitantes da Feira e mostrar Santarém ao País, com toda a sua potencialidade e atratividade, nos diferentes eixos de desenvolvimento económico”.
Inês Barroso, por seu turno, referiu que na edição deste ano, o Município de Santarém vai estar representado com stand novo, localizado à entrada do recinto, no Hall, que pretende ser uma nova forma de Comunicação do Município, tendo “como linha orientadora de promoção do Concelho: Viver, Visitar e Investir em Santarém”. Durante a representação do Município na Feira Nacional da Agricultura, “pretende-se ainda que os empresários, agentes culturais, desportivos e turísticos participem ativamente neste processo de promoção e retirem dele o devido retorno”.
Inês Barroso deixou o convite para que os/as visitantes utilizem o tradicional “barrete de campino”, que no dia 7 vale entradas grátis. Mas em 2019 o desafio será maior, com a tentativa de entrar para o “Livro de Records do Guiness” com a maior concentração de barretes de campino.
O “Dia de Santarém” vai ser assinalado com vários apontamentos e atividades culturais em simultâneo no recinto da Feira Nacional de Agricultura, com especial incidência entre as 18 e as 20 horas.
Novo Stand do Município de Santarém no Hall
No que toca ao stand do Município, vai ter em funcionamento, durante a FNA, um balcão do “Espaço Empresa”, da Loja do Cidadão, para ajudar os empresários e investidores no esclarecimento de dúvidas e encaminhamento de processos. Para além da normal divulgação da oferta Turística e Cultural no Concelho.
O programa da iniciativa “Verão In. Str… é um Espanto!” 2018 vai ser apresentado pelas 18 horas, do dia 7, no stand do Município de Santarém, convidando-se todos/as os/as visitantes a associarem-se ao evento.
Concurso de Ideias na App do Município
De 17 a 31 de maio o Município lança o desafio para a criação de um slogan que será utilizado no Stand de Santarém na FNA18. A participação é feita na App do Município de Santarém, ficando a participação disponível apenas no primeiro dia do Concurso.
Vista Guiada
No dia 7 está agendada uma Visita Guiada em Santarém, com inicio às 16h00 no Jardim Portas do Sol, para visitar o Centro de Interpretação Urbi Scallabis (USCI), depois a Igreja de Santa Maria da Alcáçova, passagem pela Porta de São Tiago, com final na Torre das Cabaças, cerca das 17h30.
Entradas Grátis
Quem visitar a FNA18 no dia 7 de junho, tem entrada gratuita se for um dos 65 mil habitantes no Concelho, basta comprovar com Cartão de Cidadão, no Posto de Turismo, Junta/União de Freguesia(s), ou na Bilheteira da FNA. Mas outros visitantes, também podem adquirir gratuitamente bilhetes através da apresentação de um “barrete de campino” ou através da exibição do registo na App do “Município de Santarém”, que deve ser instalada no telemóvel ou tablet (Android ou Iphone), na Bilheteira da FNA.
Autocarro Grátis
Os visitantes da FNA18 têm ligação gratuita entre a cidade de Santarém e o recinto através de autocarro numa parceria com a Rodoviária do Tejo. Quem se deslocar de autocarro de outros pontos do Concelho, se apresentar o ingresso da FNA18 paga apenas um euro pelo bilhete de transporte.
Quem vem de Comboio
Através de um acordo estabelecido com a CP, os visitantes que pretendam deslocar-se de comboio para visitar a Feira Nacional de Agricultura terão direito à redução do valor do bilhete mediante apresentação do comprovativo de ingresso no certame. O transfer, efectuado através da Rodoviária do Tejo, entre a Estação e a Feira Nacional de Agricultura é gratuito.
Paulo Conceição-C.M. de Santarém