Santarém debate “Sustentabilidade no Setor Vitivinícola”
Santarém debate “Sustentabilidade no Setor Vitivinícola” em seminário organizado pela Escola Superior Agrária
No âmbito da programação da “Cidade do Vinho 2024.”, a Escola Superior Agraria de Santarém (ESAS), do Politécnico de Santarém, organizou esta quarta-feira, 3 de abril, um seminário para debater a “Sustentabilidade no Setor Vitivinícola”, que devido ao elevado numero de inscrições acabou por ter lugar no Auditório da Escola Superior de Saúde. Uma iniciativa que contou com o apoio do Município de Santarém.
Nuno Russo, Vereador da Câmara Municipal de Santarém com os Pelouros da Proteção Ambiental e do Apoio ao Desenvolvimento Agrícola do Concelho, marcou presença no evento e começou por congratular a ESAS e a Confraria Enófila do Tejo, nas pessoas da Professora Helena Mira e D. Teresa Batista, pela “proatividade e trabalho na organização deste evento, que teve tamanho interesse que esgotou o espaço inicialmente escolhido para a sua realização, na ESAS, e que em boa hora foi transferido para o auditório na Escola de Saúde de Santarém, com estas magnificas condições”, afirmou.
O Vereador lembrou que o “Seminário está integrado na programação da Cidade do Vinho 2024, eleição da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho, aos Municípios de Almeirim, Alpiarça, Cartaxo e Santarém, e que visa contribuir para valorizar a riqueza, a diversidade e as características comuns da cultura da vinha e do vinho, e de todas as suas influências na sociedade, paisagem, economia, gastronomia, património, e outras, de forma a que possam proporcionar um melhor conhecimento do território, da história de todos, e de cada um dos Municípios do Ribatejo e da Região Vitivinícola do Tejo”, referiu.
Nuno Russo considera que a “Cidade do Vinho 2024 tem como missão contribuir para o desenvolvimento económico-social e a sustentabilidade ambiental, valorizando a vitivinicultura, o mundo rural, as dinâmicas culturais e o enoturismo, enquanto motores de qualificação do território, valorizando saberes e patrimónios materiais e imateriais”.
De referir que, Santarém, enquanto capital da Agricultura Nacional, é caracterizada por uma forte atividade do Setor, tem uma imagem vincada e relacionada com a importância da agricultura no País. Nesse sentido, o Município de Santarém pretende contribuir para o desenvolvimento de estudos, projetos e planos para o território rural Concelhio e Regional, bem como participar, com outras instituições e entidades, em programas, ações ou atividades, reforçando a aposta na visão estratégica, que mostra que “Santarém está de portas abertas à Agricultura”.