Município de Santarém firma protocolo com Ordem dos Médicos Veterinários

O Município de Santarém e a Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) assinaram ontem, dia 11 de maio, um protocolo que tem como objetivo a cooperação e o intercâmbio entre o Município de Santarém e a Ordem dos Médicos Veterinários – OMV, para implementação do Programa de Apoio de Saúde Veterinária para Animais em Risco – Cheque Veterinário.

O protocolo, assinado por Nuno Russo, Vereador com os Pelouros da Sanidade e Higiene Pública e Veterinária, e Canil e Gatil Municipal, da Câmara de Santarém e por Jorge Cid, Bastonário da OMV, tem como principal objetivo intervir em três vertentes: na prestação de cuidados de saúde aos animais em risco, nomeadamente no que se refere à vacinação, desparasitação e esterilização, bem como outros tratamentos e urgências 24 horas. Em animais errantes, capturados pelo CROAS – Centro de Recolha Oficial de Animais de Santarém; Colónia de gatos sob a responsabilidade da autarquia; Animais de famílias carenciadas (devidamente identificadas pelo Município aderente, segundo a legislação em vigor).

O Cheque Veterinário tem como principal objetivo a criação de uma rede de cuidados primários médico-veterinários para animais de risco, dotando os Municípios com os instrumentos necessários para o cumprimento da legislação em vigor, e que promove a profilaxia médica e cirúrgica aos animais identificados pelo Município de Santarém.

O Vereador Nuno Russo afirmou que a assinatura do Protocolo, para atribuição de Cheques Veterinários, gratuitos para os beneficiários, visa a prestação de cuidados aos animais de risco, quer animais errantes recolhidos pelo CROAS, quer colónias de gatos sob responsabilidade da Autarquia, como animais pertencentes a famílias carenciadas, devidamente identificadas pelo Município.

Esta iniciativa vai permitir cumprir desígnios fundamentais da nossa estrutura social, através da promoção da saúde e bem-estar animal, mas também da saúde e segurança das populações.

Este Protocolo permitirá também complementar o trabalho já realizado pelo CROAS, reforçando a capacidade de resposta do Município de Santarém às necessidades dos munícipes, no que se refere à população animal, proporcionando os cuidados primários de saúde aos animais de companhia, através deste serviço médico veterinário da OMV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.