Santarém homenageou Salgueiro Maia no dia em que se evoca o seu falecimento
Realizou-se no dia 3 de abril, a homenagem a Salgueiro Maia, junto à sua estátua, no Jardim dos Cravos. A cerimónia assinalou o falecimento do Capitão de Abril, que morreu há 23 anos.
No local por onde passaram Salgueiro Maia e as suas tropas rumo a Lisboa, estiveram presentes Susana Pita Soares, vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, Luís Farinha e Inês Barroso, vereadores da autarquia scalabitana, Natércia Maia, viúva de Salgueiro Maia, membros da Comissão das Comemorações Populares do 25 de Abril e militares do Regimento de Manutenção do Entroncamento, entre vários populares.
O Coro de Jovens do Conservatório de Santarém iniciou a cerimónia, seguindo-se a leitura de um texto da autoria de Carolina Dias, em representação da Comissão. Neste texto, que a própria autora leu, Salgueiro Maia foi simbolicamente comparado à voz interior de uma pequena borboleta sem cor, sem ideias, que não sabia voar e que aceitava tudo sem contestar, até que certo dia se revoltou contra as ideias totalmente contrárias às suas e voou, tornou-se livre e, tal como a borboleta, hoje “somos livre, livres de voar”.
Para Susana Pita Soares “O capitão Salgueiro Maia constitui um exemplo para todos nós, pois deu tudo o que tinha em defesa das suas causas e princípios sem com isso esperar nada. A sua vida é uma lição de despreendimento, civismo e humildade”
Nascido em Castelo de Vide, a 1 de julho de 1944, Fernando Salgueiro Maia, ao princípio da madrugada de 25 de abril de 1974, “ousou acreditar num país livre e numa sociedade mais justa e solidária e, por isso, a sociedade portuguesa é hoje muito diferente da que existia há 41 anos. Aqueles que saíram de Santarém rumo a Lisboa não se conformaram com o País em que viviam”, segundo a vice-presidente.

Durante este mês, as comemorações do 25 de Abril continuam. A sua programação pode ser consultada em www.cm-santarem.pt.

Homenagem-a-Salgueiro-Maia-

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *