Santarém tem o terceiro melhor desempenho de marca na região e entra pela primeira vez no Top 40 Nacional

Foi entregue na passada sexte feira, no Salão Nobre do Município de Santarém, o galardão que simboliza a distinção pelo facto de do Município de Santarém voltar a estar no pódio da região do Alentejo na 7ª edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© 2021.

O município escalabitano consegue ainda destacar-se pela primeira vez na 3ª posição na dimensão do turismo na região do Alentejo, igualando o pódio alcançado na dimensão de Negócios. Santarém consegue também manter a 2ª posição na dimensão de Viver (Talento) entre os 58 municípios que compõem a região.

Para além da manutenção do 3º lugar regional, Santarém alcança a sua melhor posição de sempre entre os melhores desempenhos de marca nacionais, alcançando o 40º lugar entre os 308 municípios portugueses.

No âmbito dimensões a nível nacional, Santarém obtém o 34º lugar em Viver, o 38º em Negócios e o 55º em Visitar. Santarém reafirma-se nesta edição como uma das marcas territoriais portuguesas com maior potencial, estando mais perto que nunca de poder alcançar lugares mais cimeiros na tabela nacional. Para além das posições na tabela nacional e regional, é importante destacar que Santarém alcançou a sua melhor nota (compilação de resultados) de sempre numa edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© desde 2014.

Entre as principais variáveis que ajudaram Santarém a alcançar este excelente resultado estão a Variação do Número de Empresas, a Percentagem de Novas Empresas, a Taxa de Desemprego, o Rácio de Estabelecimentos de Ensino Superior por Habitante e a Taxa de Poder de Compra.

No entanto, é no âmbito digital que a marca de Santarém consegue obter o maior destaque comparado com os municípios com melhor desempenho no estudo. As pesquisas online realizadas proactivamente por potenciais cidadãos (famílias, estudantes e trabalhadores que pensam em Santarém como potencial local para viver) e a variação positiva das mesmas colocam Santarém com uma pontuação de 6 em 7 possíveis. O desempenho do website oficial do município consegue a mesma pontuação.

O vereador, João Teixeira Leite afirma que “os resultados deste estudo estimulam o Município a reforçar a sua estratégia de promoção do território de Santarém, como um destino de referência para viver, visitar e trabalhar, Santarém tem uma localização absolutamente privilegiada no nosso país, a pouco mais de meia hora de Lisboa e a duas horas do Porto ou de Espanha e com acessos rodoviários e ferroviários de excelência, com um riquíssimo património histórico, cultural, gastronómico e natural, estes trunfos são  demasiado fortes para reforçarmos o posicionamento, anos após ano, como Capital de Distrito de referência no País e na Europa”. 

Por sua vez Filipe Roquette, Diretor Geral da Bloom Consulting em Portugal referiu que “a Marca de Santarém é um dos ativos mais importantes do território” acrescentando que “os resultados do município nas últimas edições do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©, têm demonstrado que há um grande potencial para que o município consiga chegar a patamares mais elevados no que diz respeito à atração de turistas, talento e negócios para o território de Santarém”.

Sobre o Estudo

O Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© é, desde 2014, um estudo publicado anualmente que mede o desempenho da marca dos 308 municípios portugueses, perante os seus públicos-alvo. Baseia-se em factos concretos que incluem o desempenho económico, turístico e social dos municípios, desempenho na comunicação através dos seus sites e redes sociais e capacidade de atrair procuras online por todo o mundo. Um algoritmo matemático analisa todas as variáveis e dita uma classificação nacional, regional e por dimensão, para cada município português.

Todas as publicações relacionadas com o Portugal City Brand Ranking© e a oportunidade de explorar os resultados em detalhes estão disponíveis em https://pcbr.pt/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.