Santarém recebeu alunos de diversos países
Câmara Municipal de Santarém recebeu alunos de diversos países
Inês Barroso, vereadora da Câmara Municipal de Santarém com o pelouro da Educação, recebeu ontem 8 dos12 estudantes estrangeiros que integram o Curso de Mestrado Erasmus Mundus em Enfermagem de Emergência e Cuidados Críticos na Escola Superior de Saúde de Santarém e 6 estudantes estrangeiros que participam no Internacional Summer Course dinamizado pelo Instituto Politécnico de Santarém.
Num ambiente caloroso, a vereadora e os professores José Amendoeira, Hélia Dias e Nuno Jorge conversaram com os alunos sobre as suas expetativas relativamente à experiência que estão a vivenciar. Inês Barroso desejou uma ótima estadia, lançando o repto para que aproveitassem a oportunidade de conhecerem Santarém, focando o património histórico, a localização territorial, a gastronomia e a simpatia da comunidade scalabitana. O grupo prosseguiu para uma visita guiada à cidade.
Os 12 estudantes provenientes de Eritreia, Nepal, Filipinas, Uganda, China, Finlândia, Etiópia, Nigéria e Paquistão integram a 5ª edição do curso Erasmus Mundus, cujo principal objetivo é proporcionar um programa de formação estruturado de preparação de enfermeiros para a gestão de problemas graves de saúde e situações complexas em ambientes extremos, combinando preparação teórica, metodológica e atividade de investigação, comunicação e gestão de situações críticas, bem como componentes práticas com tecnologias mais avançadas.
Por seu lado, a 2ª edição do IPSantarém Summer Course, que decorre entre 7 e 16 de setembro, integra alunos de Bélgica, Roménia, Holanda e República Checa. Com a duração de 30 horas, tem como objetivo desenvolver nos estudantes competências e conhecimentos relacionados com as áreas de especialidade do IPSantarém e promover a oferta formativa existente no Instituto.
Este programa visa ainda divulgar a língua e cultura portuguesa, o património cultural regional, e promover a internacionalização do IPSantarém, contribuindo para a visibilidade do Instituto e da região de Santarém, no mundo.