ScalaBus In. Santarém descapotável regressa a Santarém com circuito turístico gratuito pelo centro histórico até 8 de setembro

O ScalaBus In. Santarém vai começar a circular pelo Centro Histórico de Santarém, a partir já desta quarta-feira, dia 24 de julho, numa parceria com a Rodoviária do Tejo e integrado no projeto municipal Santarém Cultura/ In. Santarém 2019 – Festival de Artes e Cultura.

Este ano, o minibus é descapotável e possui sistema de áudio guia com auriculares individuais em três idiomas: português, espanhol e inglês com informação sobre diversos pontos de interesse histórico e patrimonial. As viagens são gratuitas, com partidas do Jardim da Liberdade, junto à Sala de Leitura Bernardo Santareno, às 10h00 e às 11h00, de quarta-feira a domingo, até 8 de setembro.

A viagem inaugural do ScalaBus In. Santarém –  que vai na quinta edição –  teve lugar esta manhã, dia 22 de julho, com a presença da vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Santarém, Inês Barroso, do diretor do Departamento Operacional da Rodoviária do Tejo, Marco Henriques e do responsável pela Cityrama, Miguel Pereira, entre outros convidados.

O percurso com ligação ao Santarém Hotel, permite à população e aos visitantes conhecerem os pontos mais emblemáticos do centro histórico e do planalto.

O percurso começa no Jardim da Liberdade, outrora “Fora de Vila” passando pelo Largo Cândido dos Reis, Monumento ao Capitão da Abril, Salgueiro Maia, Praça de Touros, Santarém Hotel, Escola Dr. Ginestal Machado, Taberna do Quinzena, W. Shopping, Rua João Afonso (antiga Porta de Manços), Igrejas das Misericórdia e de Marvila, Torre das Cabaças, Igreja de S. João do Alporão, Avenida 5 de Outubro (construída em finais do século XX e onde estão plantadas ao longo da avenida as Olaias que florescem na época da Páscoa), Largo de Alcáçova, Igreja da Graça, Casa Guilherme de Azevedo (Bairro do Pereiro), Praça Sá da Bandeira, Convento de S. Francisco, Igreja de Santa Clara, Bairro de S. Bento (que na primeira metade do século XX acolheu a classe burguesa da cidade), Escola Secundária Sá da Bandeira (Miradouro), Jardim da República, Antiga Escola Prática de Cavalaria (ex. EPC) e Mercado Municipal, entre outras, acabando no Jardim da Liberdade (que contém um grupo escultórico que alude à obra de Almeida Garrett).

Durante este circuito, os passageiros têm a oportunidade de sair do Scalabus In.Santarém 2019 e visitar os pontos mais emblemáticos do centro histórico, como os miradouros existentes no Jardim Portas do Sol e de São Bento.

De salientar ainda que este circuito turístico convida a população e os turistas, a visitas mais demoradas incentivando, assim, à descoberta de cantos e recantos da cidade.

Reservas do ScalaBus In.Santarém através do email scalabusinsantarem@cm-santarem.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *