Secretário de Estado da Agricultura visita a Quinta da Atela
Secretário de Estado da Agricultura e desenvolvimento rural, Eng Nuno Russo visitou no passado dia 19 de Oubro as instalações do Grupo Valsabor e a Quinta da Atela
A VALGRUPO representa um grupo de empresas sediadas em Alcanede, no concelho de Santarém, relacionadas com a criação, abate, transformação e comercialização de carne de suínos, e que emprega ao todo cerca 1000 colaboradores.
A VALSABOR foi constituída em 1989 e dedica-se ao abate e transformação de carne de porco.
Com os investimentos que estão a decorrer e os próximos projetos, pretendem manter o caminho e reforçar o foco na valorização da carne de porco nacional.
Para além de continuar a incrementar as exportações deste produto, o que já representa uma fatia importante da sua atividade, através do acordo de exportação para a China.
————————
Em 2017, a VALGRUPO alargou a sua atividade ao sector vitivinícola, adquirindo a Quinta da Atela em Alpiarça.
A Quinta da Atela, aqui situada na margem sul do rio Tejo, foi criada em 1346 pelos Condes de Ourém e doada ao Convento da Graça de Santarém dos Agostinhos Calçados, na altura ainda denominada por Quinta da Goucha.
A atividade principal centra-se na produção vitivinícola com castas de elevado potencial, adaptadas ao solo e ao clima desta propriedade, transmitindo aos vinhos a melhor da essência das vinhas, do terroir e do Ribatejo.
Começaram por restruturar cerca de 120 hectares de vinha que se encontrava em baixa produção, dando com isso o contributo para o aumento da produção de vinhos de qualidade na região, assim como também um contributo para a conservação e melhoramento da paisagem agrícola.
A Quinta tem atualmente 16 castas diferentes, entre as principais nacionais e internacionais, e este ano para continuar a reforçar e a diversificar plantaram mais 22 hectares de vinha.
Com a experiência dos colaboradores fizeram uma frutuosa experiência através do cruzamento entre o Castelão Francês e a Trincadeira Preta.
Com o apoio e saber do enólogo, continuam a crescer a inovar e a trabalhar para lançar mais produtos, 2 espumantes em 2022, e 4 monocastas.
Além da vinha, a Quinta da Atela, tem uma importante área de montado de sobro, e a criação de gado bovino, numa área total de aproximadamente 700 hectares.
Além destas valências, decorre o processo de adaptação do seu edificado à vertente do enoturismo, sendo esta uma área estratégica do sector vitivinícola na promoção e desenvolvimento dos seus produtos.