De 01 a 07 de dezembro de 2014, nove restaurantes do Concelho de Azambuja abrem as portas à 3ª edição da Semana Gastronómica “A Gula”. A iniciativa é do Município de Azambuja e tem por lema valorizar a gastronomia regional e promover a restauração, os produtos e os vinhos locais. Além da carta habitual, nestes dias, o visitante encontra nos restaurantes aderentes a ementa apresentada no evento.

“A GULA” consiste num concurso em que se apela à criatividade e autenticidade dos pratos e vinhos propostos, com destaque para o que é produzido no Concelho de Azambuja. Os participantes irão apresentar uma ementa composta por uma entrada ou sopa, um prato principal e uma sobremesa; sendo cada um deles confecionado o mais possível com produtos locais e acompanhado por vinhos produzidos na área do município. A edição 2014 lançou ainda o repto de incluir num dos momentos o rei da tradição gastronómica azambujense – o “Torricado” – com total liberdade de abordagem e apresentação. Anunciam-se, por exemplo, “torricadinho integral”, “caçarola de torricado”, “migas de torricado”, “torricado de enguias de escabeche” entre muitas outras iguarias de fazer crescer água na boca.

Aderiram, desta feita, ao desafio os restaurantes Aveiramariscos (Aveiras de Cima); Jorge da Música (Casais dos Britos – Azambuja); La Dolce Vita (Vale do Brejo – Aveiras de Cima); Mercearia do Peixe & Cia. (Vila Nova da Rainha); Oficina dos Sabores (Aveiras de Cima); Ouro Hotel (Azambuja); O Baú (Azambuja); O Parque (Azambuja); e Passodoble (Azambuja).

Com esta iniciativa, o Município de Azambuja procura promover a gastronomia em várias vertentes, como sejam preservar a tradição e a identidade da cozinha regional, bem como valorizar o seu estatuto de produto turístico e património cultural. Esta semana gastronómica visa, também, incentivar o consumo de produtos e vinhos locais e contribuir para a dinamização das empresas de restauração em atividade no concelho.

Relativamente ao concurso, os estabelecimentos são visitados por um júri composto por 3 elementos que fará a prova dos pratos e dará a sua avaliação, quer aos elementos gastronómicos quer ao serviço prestado. O regulamento contempla a atribuição de diplomas de Bronze, de Prata, de Ouro e de Prestígio.
As ementas a concurso poderão ser conhecidas em www.cm-azambuja.pt e www.agula.pt

Os aromas do convite ficam no ar,… de 01 a 07 de dezembro de 2014, 3ª Semana Gastronómica “A GULA”, em nove restaurantes do Concelho de Azambuja!

2014.12 A-GULA-2014 A-GULA-2014_grelha- A-GULA-2014_grelha-restaura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *