Revista É Ribatejo
Notícias

“Taça Briosa – Torneio Internacional de Petanca”

 

Associação Académica de Santarém organiza “Taça Briosa – Torneio Internacional de Petanca” nas comemorações do 93º aniversário do Clube

No âmbito das comemorações do 93º aniversário da Associação Académica de Santarém (AAS), o clube scalabitano organiza a “Taça Briosa – Torneio Internacional de Petanca”, entre os dias 4 e 6 de outubro, com várias vertentes da modalidade em prova, num mini estádio montado junto à Casa do Campino.

A inauguração do evento foi assinalada com um Torneio de Petanca VIP, onde marcaram presença, entre outros ilustres e praticantes da modalidade, João Teixeira Leite, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), Alfredo Amante, Vereador da CMS com o Pelouro do Desporto, Carlos Coutinho, Presidente da Viver Santarém EM, SA, Gilberto Leandro, Presidente da AAS, António Melão, Presidente do Conselho Fiscal da AAS, que apadrinharam o evento, numa tarde de clima ameno, ideal para a prática desta modalidade.

A Petanca é um jogo de origem francesa, criado no princípio do século XX. O seu nome deriva da expressão “pieds tanqués”, que significa pés juntos. Jogada em todo o sul da Europa, a petanca foi trazida para Portugal na década de 80 pelos emigrantes, e é no Algarve, onde a prática é comum e bastante conhecida, que tem maior aceitação.

Mais do que apenas um jogo, é já considerada um desporto, e existem Federações Nacionais que regulamentam a sua prática. É uma atividade de grupo, que se pratica em equipas de número variável de jogadores – triplas (3×3, com 2 bolas cada um) e duplas (2×2, com 3 bolas cada um) – ou individualmente (1×1, com 3 bolas cada um). O jogo consiste no lançamento de uma série de bolas metálicas, com o objetivo de ficar o mais próximo possível de uma pequena bola de madeira (cochonette), lançada previamente por um jogador.

A Petanca tem a vantagem de não ser uma atividade cara e de se poder praticar em qualquer terreno plano, de preferência arenoso, e por qualquer pessoa. Homens ou mulheres, velhos ou novos, fortes ou fracos, todas as pessoas podem “atirar as bolas”. A petanca não conhece nem sexo, nem idade, nem estatuto social. Desporto simples, exercita, contudo, capacidades mentais e físicas que vão para além das exigidas num passatempo banal. Os praticantes desenvolvem concentração, habilidade, inteligência, paciência, estratégia e resistência muscular.

De referir que, a Petanca da Associação Académica de Santarém está aberta a todos que queiram experimentar a modalidade, dispondo para tal sessões de treino no Espaço de Petanca e Lazer da Escola Superior Agrária de Santarém, todas as terças e quintas-feiras a partir das 18h30.

Leave A Comment